domingo, 22 de novembro de 2015

MARCHA DE S.BRÁS DE ALPORTEL - SÍTIO DO PERAL - 22-11-2015

A Câmara Municipal de S. Brás de Alportel resolveu mostrar-nos um local desconhecido para a esmagadora maioria dos marchantes, o seu Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Peral. A ideia foi boa, o percurso escolhido foi agradável (excepto, talvez, um excesso de alcatrão) mas, por vezes, as boas ideias arrastam algo que não deveria existir. Neste caso, o espaço em redor, era manifestamente insuficiente para as dezenas de automóveis e, muito menos, para os 6 autocarros que ali estiveram. E assim em vez de uma marcha/corrida tivemos duas marchas/corrida, a marcha delineada pela organização e a marcha da ida e regresso do local de estacionamento até ao local da partida e chegada. Erro de cálculo do número de participantes (o esgotamento das águas no ponto intermédio também revela que esse erro existiu)? Vontade de mostrar o que o concelho tem de original? Alteração, louvável, dos percursos habituais? Não sabemos. O que sabemos é que um dos requisitos essenciais para estas organizações é o indispensável e suficiente local de estacionamento próximo do local de concentração (como também a existência de bar/café o mais próximo possível). Este pequeno/grande inconveniente acaba por fazer esquecer o esforço organizativo da Câmara, a excelência das marcações, a simpatia das gentes envolvidas.
Presentes autocarros de Albufeira, Aljezur, Faro, Olhão, Tavira e Vila do Bispo).
Fotos (218) AQUI.

3 comentários:


  1. Lamentável. Já ando nisto há muitos anos e foi a pior marcha de todos os tempos.
    Inadmissível a falta de organização com o estacionamento, inadmissível o percurso ser feito grande parte no alcatrão e numa estrada cheia de transito nos dois sentidos. Inadmissível a falta de agua no abastecimento. Tinham me dito que havia burros na quinta e confirmo. Devem ser os que estudaram esta marcha LAMENTAVEL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A organização agradece os comentários que servirão para corrigir, se possível, futuras organizações.
      DAMOS A CARA pelo que fazemos e DIZEMOS, estamos cá para colaborar e promover o evento, que é no nosso entender, importante na pratica desportiva regular e informal.
      Compreendo algumas das criticas apontadas que de alguma forma me deixam desanimado pois quanto à questão do estacionamento ficamos condicionados à organização de marchas no centro urbano, pois é uma situação que não é fácil resolver, quanto ao fato de existir excesso alcatrão, lamentavelmente encontrar caminhos que nos permitam fazer acompanhar os marchantes por uma ambulância não se torna fácil, quanto há existência de um bar/café perto, de fato ele existia, os proprietários foram informados da existência da marcha optaram por não abrir, como é óbvio não compete a organização obrigar, quanto ao erro de cálculo assumo que com base nas pré-inscrições (pouco mais de 150) e inscrições no local (425) não faziam prever que que o numero que calculamos (600 pessoas) fosse ultrapassado (sendo que esta questão não faz parte das obrigações de quem organiza mas que temos feito questão de disponibilizar em respeito a quem participa)

      Eliminar
    2. As falhas fazem-nos mais fortes, acredito que quem organizou esta marcha esqueceu-se do problema numero 1, o estacionamento dos carros, na realidade o sitio do Peral não é muito forte em estacionamento.... especialmente para autocarros.... sendo eu de S. Brás fiquei indignado com a realização do evento no Peral.

      Ultrapassando o problema numero 1, como participante até gostei do percurso, tinha subidas, tinha terra batida, talvez pouca terra batida mas tinha, deu para acelerar bem, achei o percurso até divertido, qualquer que seja o percurso, para mim é excelente desde que não coloque em perigo os participantes.

      Qualquer organização tem falhas como é óbvio acho que estas falhas ficaram registadas e serão para eliminar numa futura organização.
      Como é lógico a organização não gosta de cometer erros... nem é do agrado da mesma ter os erros, acredito que as criticas construtivas dos Sr Jorge certamente ficaram registadas... e é com as criticas que também se apreende

      E como praticante das marchas/corridas coloco-me desde já á disposição para ajudar na organização de qualquer outro evento da mesma natureza (acredito que nunca seja pedido a minha ajuda para o que quer que seja, pois S. Brás existe aqueles blocos fechados que até funcionam bem(ás vezes falha), mas não pedem ajuda a ninguém, mas mesmo assim volto a frisar é só comunicar-me que estarei pronto para ajudar, quer a fazer o percurso, quer na marcação no mesmo ou mesmo outra coisa qualquer).

      E como não gosto de ficar anónimo nas coisas que escrevo

      Cumprimentos
      Pedro Gonçalves
      https://www.facebook.com/Deejay.Big.Pete

      Eliminar