sábado, 5 de março de 2016

CORRIDAS À 6ª FEIRA - SILVES - 04-03-2016

Na passada semana falámos do encanto das Corridas à 6ª feira e da ausência de elitismo nelas existente. Hoje, depois deste evento de Silves, e dada a sua característica, façamos uma pequena reflexão sobre o espaço algarvio onde se move este grupo. Para comodidade dividamos o Algarve em 3 grandes grupos: o grande centrão (Faro, Olhão, S. Brás, Loulé); a Terra Média, como no Senhor dos Aneis, (Albufeira, Tavira) e a periferia (Alcoutim,Vila Real, Castro Marim, Portimão, Lagoa, Silves, Lagos, Aljezur, Monchique, Vila do Bispo).
Reflitamos com a ajuda de alguns eventos, ignorando, por excepcionais, os mega eventos da parceria com a Let´s Go Run:
Grande Centrão: Faro-731 presenças; Cerro da cabeça-417; Cabeça de Câmara-376; Goldra-399; Malhão-354; S. Brás-501; Olhão-606.
Terra Média e periferia: Salgados-284; Tavira-185; Paderne-250; Sta Catarina-187; Alvor-125. 
Esta pequena amostragem mostra o quê? 
1-Que quanto mais longe de Faro, menos presenças?
2-Que os cerros atraem mais participantes? Ou afugenta alguns?
3-Que, sendo a finalidade do grupo a prática do exercício físico, se deve privilegiar o grande centrão onde se conseguem mais participantes?
4-Que os custos de deslocação à periferia são elevados?
5-Por ser noite, convém estar mais perto de casa?
6-Que se devem organizar eventos na periferia para dinamizar o exercício físico nessas zonas?
Temos feito este tipo de reflexão, em conversas de matar o tempo, e hoje não foi excepção, quando eu e o Luís esperamos, num qualquer descampado, ou cerro, pela vossa passagem. Sei qual o seu pensamento. Sei que a fórmula idealizada por ele tem dado resultados, bem  demonstrados pelo sucesso sempre crescente do grupo, que já é uma referência no nosso Algarve. Mas, e porque a heterogeneidade do grupo o permite, porque não refletirmos todos sobre tudo isto?
O exemplo de hoje, Silves (misto de Terra Média e periferia), sem chuva e sem Benfica, com 219 presenças (muito razoável) só vem confirmar o óbvio, quanto mais longe menos pessoas. No grande centrão há mais apetência para estas actividades? Há um núcleo duro que vai a todas mas há muitos flutuantes que escolhem segundo as distâncias, o clima ou o futebol?
Quantos são os do núcleo duro que dão garantias de um mínimo de participação, em todas as actividades, quer em Faro, quer em Alcoutim? São esses que foram a Silves? Serão 200? 150? 100?
Como não tínhamos nada para escrever esta noite, porque a corrida de hoje foi excelente, com um organização muito boa, excelentes marcações (até em excesso) e sem motivos para falar mal, deu-nos para refletir sobre estas coisas. 
Hoje, antes da corrida, até houve tempo para uma aula, um "workshop" como é moda dizer-se nos dias de hoje, que nos ensinou a respirar e a aperfeiçoar a passada. Parabéns à Isa Parreira, essa triatleta de eleição e ao seu colega (as desculpas por não me recordar o nome. Caramba já é quase uma da manhã e não se deve exigir a um idoso uma memória de jovem). 
Ora vejam as fotos AQUI.

1 comentário:

  1. Boa tarde Senhor Jorge Lopes, o colega da Isa Parreira é o Sérgio Alves, responsável pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Silves - Município de Silves. Eu e a Isa estamos a trabalhar diariamente para aumentar e melhorar o número de marchantes e corredores do concelho de Silves. Obrigado pelas palavras de apoio e pela presença, serão sempre bem recebidos em Silves!

    ResponderEliminar