quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PRÓXIMA MARCHA - FUSETA

Fuzeta ou Fuseta? Segundo a Junta de Freguesia a versão oficial é a segunda e é assim que vamos escrever.
Freguesia do concelho de Olhão com uma área de 0,36 quilómetros quadrados, 2.150 habitantes.
A Fuseta, segundo os relatos históricos mais antigos datados de 1572, era conhecida por “Fozeta” (diminutivo de foz) o que teria tido origem no facto de ali desaguar um ribeiro chamado “ribeiro do tronco”.
A Fuseta não é tão recente como se julga. Já na época das Descobertas se ouvia falar dela, tanto assim que os seus pescadores partiram nas caravelas e, com Gaspar Corte-Real, nobre residente nestas paragens, descobriram a Terra Nova em 1500.
Fuseta era a antiga freguesia de Nossa Senhora do Carmo, um curato do concelho de Tavira, ao qual pertenceu, tendo ainda estado anexa à freguesia de Olhão. O seu povoamento iniciou-se com algumas cabanas que eram usadas pelos pescadores para guardar todos os aprestos utilizados na pesca de armação praticada neste local. Mais tarde o número de cabanas foi aumentando, dando-se a fixação de pescadores que desejavam ter uma maior comodidade na barra.
A Capela de Nossa Senhora do Carmo já existiria na freguesia no ano de 1758, numa construção erigida na sequência de um voto feito a essa Santa, devido a um fausto acontecimento.
Há registo de que a povoação teria noventa pescadores e seis barcos de pesca em 1790 . A actividade principal desta Vila continua a ser a pesca e os seus derivados, despontando actualmente o turismo, devido à praia, à proximidade da Ilha da Armona-Fuseta e ao Parque de Campismo que acolhe centenas de visitantes no Verão.
Terra de pescadores, ainda conserva muitas das suas casas de forma cúbica, rematadas por terraços - as açoteias - de onde despontam as curiosas chaminés de balã, características desta zona do Algarve.
Visite-se a Igreja Matriz de Fuseta - com algumas boas imagens do séc. XVIII. O seu adro é um miradouro sobre a vila, com vastos horizontes da Ria e do mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário