terça-feira, 30 de julho de 2013

A IMPORTÂNCIA DO CAVALO ROMANO NA CONQUISTA DO ESPAÇO

 
A distância (a bitola) entre os carris das linhas de caminho-de-ferro americano é de 4 pés e 8,5 polegadas (1,4351 m). Este número é bastante estranho... Porque é que foi utilizada essa medida? Simplesmente porque essa era a medida usada nos caminhos-de-ferro ingleses e os caminhos-de-ferro americanos foram construídos por emigrantes ingleses. E porque é que os ingleses usaram essa medida? Porque as primeiras linhas de caminhos-de-ferro foram construídas pelas mesmas pessoas que construíram os primeiros vagões e essa era a medida que eles usavam. E porque é que eles a usavam, então? Isso aconteceu porque as pessoas que construíram os vagões usaram as mesmas ferramentas e peças que usavam para construir as carroças, e as carroças tinham aquele espaço entre as rodas de cada eixo. Então porque é que as carroças usavam aquela estranha medida entre rodas? Porque se tentassem usar outra medida as carroças partir-se-iam quando viajassem longas distâncias nas estradas de então, porque aquela medida era a mesma dos sulcos das rodas existentes nas estradas antigas. E quem construiu essas estradas?
As primeiras estradas construídas na Europa cobrindo longas distâncias foram construídas pelo Império Romano, para uso das suas legiões. Essas estradas foram usadas desde então. E os sulcos? Os sulcos iniciais, que toda a gente tinha de usar ou correr o risco de destruir as suas carroças, foram feitos pelas primeiras quadrigas de guerra romanas. Como essas quadrigas eram feitas para uso do Império Romano, elas eram todas iguais em termos de distância entre as rodas porque aquela distância era a necessária para acomodar dois cavalos romanos de guerra lado a lado.
Assim, aqui temos a resposta à questão original: o espaço entre os carris dos caminhos-de-ferro americanos deriva da especificação inicial para uma quadriga do Império Romano.
 Mais, há um epílogo interessante para esta história. Quando víamos um Space Shuttle na plataforma de lançamento, havia dois foguetes enormes ligados a cada um dos lados do tanque principal de combustível. Eram os foguetes propulsores.
Estes eram feitos pela Thiokol numa fábrica do Utah. Os engenheiros que desenharam os foguetes preferiam tê-los feito um pouco mais largos, mas os foguetes tinham de ser expedidos por comboio desde a fábrica até ao local de lançamento. A linha de caminho-de-ferro que liga a fábrica ao Cabo Canaveral passa através de um túnel nas montanhas. Os foguetes tinham de caber nesse túnel. O túnel é ligeiramente mais largo do que a distância entre os carris, e a distância entre os carris tem aproximadamente a largura... dos rabos de dois cavalos.
Assim, a especificação de um componente de um dos sistemas de transporte mais avançado do mundo (o Space Shuttle) foi determinada pela largura... do rabo de um cavalo romano.

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