domingo, 31 de janeiro de 2010

MARCHA DE SANTA LUZIA

Um grande poeta castelhano, António Machado, escreveu, um dia, que "o caminho faz-se caminhando". Hoje em Santa Luzia  1.000 marchantes, percorreram ruas, estradas, trilhos, praias, embebendo os olhos  nas magníficas paisagens da "Capital do Polvo".
Santa Luzia é um povoado típico do concelho de Tavira, banhado pelo sapal da Ria Formosa, que se tem mantido, ao longo dos anos, protegido dos malefícios do turismo de massas.
Mantém ainda as casinhas tradicionais dos pescadores, o que o torna um local digno de ser visitado.
É a freguesia mais pequena de Tavira, só tendo 1794 habitantes.
A sua fundação, por iniciativa de pescadores, data de 1794, tendo-se desenvolvido ao redor de uma ermida dedicada a Santa Luzia ainda hoje sua padroeira.
Em 1999 foi elevada à categoria de vila.
A sua população dedica-se sobretudo à pesca do polvo, com alcatruzes e covos. Por isso lhe chamam a “Capital do Polvo”.
O turismo é também uma aposta ganha e também uma das actividades da sua população.
Os marchantes do percurso maior, tiveram oportunidade de visitar uma das mais belas praias do Algarve, a praia do Barril com o seu típico combóio.
O percurso foi uma feliz escolha da Câmara de Tavira, sendo uma brilhante alternativa ao tradicional percurso da Mata da Conceição.

1 comentário:

  1. E mais uma vez com excelente dia para a practica da caminhada esteve mta gente presente o que é de realçar.Nota-se cada vez mais adesão a este fenomeno desportivo e de lazer que, a cada domingo, conta com mais participantes.O espirito dos mais velhos vai cativando cada vez mais gente para esta pratica saudavel.

    ResponderEliminar