quarta-feira, 19 de maio de 2010

PRÓXIMA MARCHA - MONCHIQUE

"O concelho de Monchique entra na história com a presença dos romanos nas Caldas de Monchique, atraídos pelo poder curativo das suas águas. Nos séculos seguintes a serra foi-se povoando lentamente e no séc. XVI Monchique era já uma povoação suficientemente importante para merecer a visita do rei D. Sebastião (1554-1578) e este ter pretendido conceder-lhe o estatuto de vila.
A tecelagem de lã e do linho, as actividades relacionadas com a madeira de castanho, contribuíram para a prosperidade e desenvolvimento de Monchique, de tal forma que, em 1773, foi promovida a vila.
As alterações económicas provenientes da industrialização significaram a perda da actividade têxtil e de outras manufacturas. Hoje Monchique é uma vila airosa, com um artesanato activo, uma economia diversificada e virada para o turismo e para a produção artesanal de produtos que são testemunhos da riqueza cultural da serra".
(retirado do sítio da CMM).
Concelho com 396 km2 e 6440 habitantes, distribuídos por 3 freguesias (Alferce, Marmelete e Monchique).
Suba até à Foia e durante o percurso aprecie a floresta de sobreiros, eucaliptos e castanheiros. Almoce por lá. São famosos os enchidos e os presuntos. Prove o melhor medronho do Algarve. E tente encontrar o bolo do tacho, os bolos de amêndoa e gila, o pudim de mel ou os pasteis de batata doce. Hum…………………......
A concentração é às 9H30 no Heliporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário