segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A NOITE MAIS LONGA

Quando a terra atinge a maior distância do sol, diz-se que estamos no solstício de Inverno. Ocorre a 21 de Dezembro às 23H38 e dá origem à noite mais longa do ano. É hoje. Há também o solstício de Verão em 21 de Junho dando origem à noite mais curta do ano. Tudo isto tem a ver com a forma elíptica do movimento da terra em volta do sol (ver figura em cima). A partir de 21 de Dezembro os dias vão ficando gradualmente maiores até que a 21 de Junho se processará o fenómeno inverso, isto é, os dias vão ficando mais pequenos.
Este ano o solstício de Inverno será acompanhado de um eclipse total da lua (figura ao lado). Dá-se um eclipse da lua quando ela penetra, parcial ou totalmente no cone de sombra projectada pela terra. É necessário que a terra se encontre entre o sol e a lua para que isto aconteça. Este eclipse vai ocorrer na noite de 21 (esta noite) começa às 6H38, será total em 68 minutos, manter-se-á durante 73 minutos e terminará às 8H54. Quem sai da cama cedo pode espreitar e deliciar-se com este fenómeno.

1 comentário:

  1. Salto da cama, máquina em punho, para fotografar o eclipse. Coitada da lua, além de estar na zona de sombra do nosso planeta, ainda tinha à sua frente uma barreira de nuvens negras, que não deixavam passar qualquer raio de luz. Desilusão total. Não vi o eclipse, não vi o sol a nascer, só vi negritude à minha volta. Espero pelo próximo eclipse que será em 10 de Dezembro de 2011.

    ResponderEliminar