quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PRÓXIMA MARCHA - SILVES

Pode ler AQUI uma pequena resenha histórica da cidade de Silves, publicada neste blog quando da marcha de 2010. Foi uma marcha muito interessante, que nos permitiu passar pelo castelo, um exemplar fantástico de arquitectura militar islâmica, com 12.000 m2 de área, feito em taipa e revestido de grés que lhe dá aquele aspecto avermelhado. É digno de ser visitado com algum tempo.
A alcáçova, em posição dominante na cota mais alta do terreno, com muralhas ameadas,  reforçadas por onze torres de planta quadrangular, duas das quais albarrãs, comunicando-se com as duas por uma passagem elevada em arco.
A almedina, ligada à alcáçova através de uma porta protegida por duas poderosas torres. A sua muralha envolve a povoação, sendo rasgada por três portas, das quais apenas a Porta de Loulé chegou intacta até aos dias de hoje. Esta porta apresenta um passadiço duplo, com arcos de volta perfeita, protegido por uma torre albarrã. 
Na alcáçova destacam-se ainda, as cisternas:
A principal, de dimensões monumentais, com abóbada apoiada por cinco arcos de volta inteira assentes em colunas quadradas. Segundo a tradição, a sua capacidade era suficiente para abastecer a povoação durante todo um ano.
A Cisterna dos Cães, com cerca de 70 metros de profundidade, ao que se crê, aproveitamento de um antigo poço de exploração de cobre da época romana.
(Fonte:Wikipédia)
No post seguinte o cartaz desta marcha e os conselhos da Câmara Municipal de Silves.

Sem comentários:

Enviar um comentário