sexta-feira, 18 de março de 2011

LUA CHEIA

O mundo vai poder observar a maior lua cheia das últimas duas décadas, no sábado. Como é véspera de equinócio, quem paga é a Páscoa, que se vê este ano empurrada para mais tarde no calendário.
No dia 19 de Março, a lua vai aproximar-se da Terra cerca de quatro mil quilómetros, sendo 12% maior à vista humana. Vai, por isso, parecer invulgarmente maior. O fenómeno não acontecia há 18 anos, explicou Rui Jorge Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
O fenómeno de aproximação é designado "perigeu" (oposto ao apogeu, quando está mais afastada) e explica-se por a órbita deste satélite não ser circular, mas elíptica, e não é invulgar, acontecendo todos os anos. O que acontece de extraordinário este ano é explicado pelo astrónomo: “A forma da elipse varia periodicamente, às vezes é mais alongada, outras mais curta. Alguns dos perigeus que ocorrem sucessivamente são mais próximos do que outros”.
“A coincidência é haver um perigeu desses muito próximos e que também coincide com a lua cheia, e isso dá uma lua maior do que o habitual”, acrescentou.
Os fenómenos astronómicos do próximo fim-de-semana não se ficam por aqui: no domingo, há o equinócio da Primavera, dia que marca a mudança da estação e em que o dia e a noite têm exactamente a mesma duração.
Mas esta coincidência temporal não tem qualquer consequência a não ser atrasar o domingo de Páscoa. A data é calculada em função da astronomia: celebra-se no primeiro domingo a seguir à primeira lua cheia após o equinócio.
(Jornal de Notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário