terça-feira, 31 de julho de 2012

CHOQUE TÉRMICO

PERIGO MORTAL
"O tempo quente que estamos a viver convida às bebidas geladas e aos mergulhos no mar. Porém, existem algumas regras muito simples que deves seguir para evitar o choque térmico, seja interno, seja externo.
Tomar uma bebida gelada quando a temperatura corporal está elevada, seja devido à exposição solar, ao ambiente a que estamos sujeitos ou aos esforços feitos em atividades físicas, pode provocar um choque térmico no sistema digestivo. De acordo com o gastrenterologista Ricardo Teixeira, este choque térmico possibilita que “algumas bactérias ataquem a mucosa da boca e da garganta, provocando infeções”. Rouquidão, amigdalite, faringite e outras são “consequências frequentes do impacto das bebidas frias na orofaringe”, adverte o especialista. O esófago reage ao choque térmico com espasmos que provocam dor.
No estômago, a principal reação é a paragem digestiva. Num dia de praia, não é raro comer muito e depois mergulhar no mar. Contudo, isto pode representar um perigo mortal. De acordo com o médico, “a seguir a uma refeição muito abundante, há uma chamada do sangue para o tubo digestivo, para o centro do corpo. Se de repente, existir um choque térmico, dá-se uma afluência de sangue à pele para corrigir o choque e deixa de haver sangue suficiente para a digestão”. Como o coração não consegue bombear o sangue a uma velocidade suficiente para as duas situações, a pessoa pode morrer por entrar em choque. Se estiver na água, pode levar ao afogamento, já que a vítima fica inconsciente. Uma bebida fresca ou um mergulho no mar sabem muito bem, mas deves resguardar-te de situações perigosas. A regra geral é evitar as grandes diferenças de temperatura. Por outro lado, se estiveres na praia e pretenderes mergulhar frequentemente, opta pelas refeições ligeiras, mais vezes ao dia. Deves também entrar na água lentamente e de forma progressiva, evitando os mergulhos diretos “da toalha para a água”. Estarás a diminuir o perigo de paragem digestiva".
Sport Life/TM

Sem comentários:

Enviar um comentário