quarta-feira, 17 de abril de 2013

PRÓXIMA MARCHA - STA BÁRBARA DE NEXE

A Terra de Nexe, Santa Bárbara de Nexe, em pleno barrocal, entre o mar e a serra, com 3 000 horas de sol por ano, num pacato ambiente mediterrânico, com a sua Igreja Matriz altaneira, vistas deslumbrantes sobre o litoral e gentes acolhedoras, caracteriza-se, desde há vários séculos, pela habitação dispersa e pequenos núcleos populacionais dispersos, sinónimos de tranquilidade. Actualmente também é reconhecida internacionalmente nas áreas da música de acordeão e do trabalho artístico em pedra.
Localização: A Terra de Nexe, Santa Bárbara de Nexe, no Algarve (Portugal), entre Faro, Loulé e São Brás de Alportel, entre o mar e a serra, a 10 km do Aeroporto Internacional de Faro e de várias praias e campos de golfe. Nos seus limítrofes encontra-se o Estádio Algarve e o Parque das Cidades.
População: 4119 habitantes (INE, 2001), distribuídos por 20 sítios: Agostos, Aldeia, Benatrite, Bordeira, Canal, Charneca, Colmeal, Falfosa, Goldra de Baixo, Goldra de Cima, Gorjões, Igreja, Ladeira, Laranjeira, Medronhal, Palhagueira, Pé do Cerro, Poço Mouro, Telheiro e Valados.
Actividades: Turismo, comércio, pequenas indústrias, extracção e transformação de pedra, serviços e agricultura.
História: A presença humana na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe remonta à transição do Paleolítico Médio para o Paleolítico Superior (há cerca de 30.000 anos) e aos povos da Pré-História, tendo posteriormente sido também residência e/ou entreposto comercial de Fenícios, Romanos e Árabes. O cidadão mais antigo conhecido da Freguesia é o romano Sexto Numísio Eros, do século II (referido numa lápide funerária local). A mais antiga referência escrita sobre esta Freguesia, ao lugar de “Neixe”, parece ser de 1291, numa delimitação dos Termos (Concelhos) de Faro e Loulé. Refira-se ainda que a construção da Igreja Matriz começou no XIV, no lugar de uma antiga ermida já existente, onde se dizia que “aconteciam milagres” e que era local de romagens regionais. Santa Bárbara de Nexe passou a Freguesia no Século XVI.
(Retirado do sítio da Junta de Freguesia).
Foto acima da marcha do ano passado.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário