terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ANO NOVO - UM POUCO DE HISTÓRIA


Você sabia que o ano novo se consolidou na maioria dos países há 500 anos? Desde os calendários babilónicos (2.800 a.C.) até ao calendário gregoriano, o réveillon mudou muitas vezes de data.
A primeira comemoração, chamada de "Festival de ano novo" ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a.C. Na Babilónia, a festa começava por ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador e em que os dias e noites tem a mesma duração.
No calendário actual, isto ocorre em meados de Março (mais precisamente em 19 de março).
Os assírios, persas, fenícios e egípcios comemoravam o ano novo no mês de Setembro (dia 23). Já os gregos, celebravam o início de um novo ciclo entre os dias 21 ou 22 do mês de Dezembro.
Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia no calendário para a comemoração desta grande festa (753 a.C. - 476 d.C.) O ano começava em 1 de Março, mas foi trocado em 153 a.C. para 1 de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a.C. Em 1582 a Igreja consolidou a comemoração, quando adoptou o calendário gregoriano.
Alguns povos e países comemoram o ano novo em datas diferentes. Ainda hoje, na China, a festa da passagem do ano começa em fins de Janeiro ou princípio de Fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e espectáculos pirotécnicos. No Japão, o ano novo é comemorado do dia 1 de janeiro ao dia 3 de janeiro.
A comunidade judaica tem um calendário próprio e a sua festa de ano novo ou Rosh Hashaná, (a festa das trombetas), dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de Setembro ao início de Outubro do calendário gregoriano. Para os islâmicos, o ano novo é celebrado em meados de Maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo ano zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nesta ocasião, o profeta Maomé, deixou a cidade de Meca estabelecendo-se em Medina.
A passagem de Ano Novo é o fim de um ciclo, início de outro. É um momento sempre cheio de promessas. E os rituais alimentam os nossos sonhos e dão vida às nossas celebrações. Na passagem de Ano Novo, não podemos deixar de aproveitar a oportunidade para enchermos o coração de esperança e começar tudo de novo. E para que a festa corra muito bem, há algumas tradições e rituais que não podemos esquecer.
-Fogos e barulho - No mundo inteiro o Ano Novo começa entre fogos de artifício, buzinadelas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem, serve para espantar os maus espíritos. As pessoas reúnem-se para celebrar a festa com muitos abraços.
-Roupa nova - Vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo. O costume é universal e aparece em várias versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma peça de roupa interior nova.

Tradições Portuguesas:

As pessoas valorizam muito a festa de Ano Novo, porque sentem o desejo de se renovar. Uma das nossas tradições é sair às janelas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano. Nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, costumamos comer uma mistura feita com as sobras das ceias, que são levadas ao forno. O ingrediente principal da chamada “Roupa Velha” é o bacalhau cozido, com ovos, cebola e batatas, regados a azeite.
Para as superstições, comer 12 passas durante as 12 badaladas na virada do ano traz muita sorte, assim como subir a uma cadeira com uma nota (dinheiro) em uma das mãos. Em várias zonas do litoral, há pessoas que mesmo no frio do Inverno conseguem entrar na água e saudar o Ano Novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário