sábado, 30 de maio de 2015

CORRIDAS À 6ª FEIRA - NIGHT RUN ALBUFEIRA 2015 - 29-05-2015

Só a vila lá no alto, a vila branca
Branca do sal do mar amargo
Tem outra sede que não se estanca
Nem com a azul do céu, nem com o azul do largo
(Ramiro Guedes de Campos)
A "Vila Branca em Mar Azul" recebeu-nos, esplendorosa, na sua feérica iluminação nocturna. Hoje o poeta não reconheceria aquela que imortalizou no seu poema de que transcrevemos, acima, um pequeno excerto. 
Pois é, a Albufeira da minha juventude já não é a mesma. A invasão turística transformou-a, deu-lhe uma dimensão inimaginável, deu-lhe internacionalismo, deu-lhe modernidade, tirou-lhe tipicismo, tirou-lhe fraternidade. Os tempos destroem e constroem, fazem e desfazem, melhoram e estragam. Esta noite passámos pelos antigos arrabaldes que já não o são, pelo centro intervencionado, recentemente, pelo famigerado, ou, sabe-se lá, benfazejo Polis, hoje frequentado, não pelos naturais, mas pelos fortuitos passantes que preferem o barulho, que transborda porta sim, porta sim, das centenas de bares e restaurantes. Passámos pelo Cais Herculano e onde antes se constituíam tertúlias de discussões várias, onde antes se ouvia o marulhar suave das ondas, hoje ouvem-se linguajares vários e decibéis estridentes. Onde o mar era o centro pela beleza e paz que transmitia, hoje é abafado pelo tilintar dos copos e pela imagem degradante e desrespeitosa das bebedeiras e gritinhos histéricos, de algumas meninas libertas das amarras que os costumes das suas terras de origem, as obrigam.
Mas é sempre bom revisitar Albufeira. Já não é a "Vila Branca em Mar Azul" mas é seguramente a capital do turismo. Não se pode ter tudo. 
A marcha e corrida de hoje passou pela marina, pela rua sobranceira à praia do Peneco, pelo cais Herculano, praia do Inatel, e regresso pela Câmara Municipal. Foi agradável verificar que, apesar de ainda estarmos em Maio as esplanadas já se encontram a abarrotar como se de Agosto se tratasse. No meio desta crise que não desiste de nos atormentar, isso nos valha.
E parabéns ao Clube Desportivo Areias de S.João pelo seu 28º aniversário e pela organização, perfeita, deste evento.
Vejam as fotos na página de Facebook habitual.

Sem comentários:

Enviar um comentário