quinta-feira, 15 de setembro de 2016

NOVO DIRECTOR REGIONAL DO IPDJ

O Blog dos marchantes deseja ao novo Director Regional do IPDJ as maiores felicidades no desempenho do cargo para que foi nomeado, especialmente na área em que nos movemos, as marchas/corrida no Algarve e em particular o Programa Nacional de Marcha/Corrida patrocinado pelo IPDJ. Salientamos a importância desse programa, pela longevidade que tem (29 anos) e pela movimentação anual de participantes (32.000 em 2015/16).  Transcrevemos, com a devida vénia, o publicado pelo Sul Informação pela jornalista Elizabete Rodrigues:
"Volta ao cargo que até já foi seu, mas com mais áreas e competências…e menos dinheiro. Custódio Moreno é, desde segunda-feira, 12 de Setembro, o novo diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Custódio Moreno, que é professor do 1º ciclo no Agrupamento Vertical de Escolas, com sede na Escola EB 23 João da Rosa, em Olhão, e que nos últimos anos lecionava as áreas curriculares de “Expressão Físico Motoras” e “Viver o Olimpismo”, foi nomeado em regime de substituição, até que tenha lugar o concurso, através da CRESAP, para o preenchimento do cargo. O despacho da sua nomeação, a que o Sul Informação teve acesso, data de 7 de Setembro.
Custódio Moreno já tinha sido delegado regional do então Instituto Português da Juventude (IPJ), no Distrito de Faro, no período de 1996 a 2003, pelo que se pode dizer que volta agora a uma casa que conhece bem, embora agora tenha também de gerir as competências do IPDJ na área do Desporto…e com um orçamento mais curto do que nos tempos do IPJ.
Quem é Custódio Moreno?
Custódio Moreno, nasceu a 14 de dezembro de 1962, em Olhão, é licenciado em Educação, na área da Gestão Escolar e Administração Educacional pelo ISCE de Odivelas.
Iniciou a sua carreira profissional, no ensino, em 1986, como professor do 1º Ciclo, onde desempenhou vários cargos: assessor do Órgão de Gestão, vice-presidente da Comissão Executiva e adjunto do Diretor.
Atualmente, lecionava as áreas curriculares de “Expressão Físico Motoras” e “Viver o Olimpismo”.
Entre 1988 e 2003, exerceu funções no Instituto Português da Juventude, inicialmente como técnico, depois como adjunto do Delegado Regional e, por último, como Delegado Regional do IPJ no Distrito de Faro, no período de 1996 a 2003.
Como autarca, destaca-se a sua eleição de cinco mandatos como presidente da Junta de Freguesia de Pechão (1993 a 2013). Foi ainda adjunto do presidente da Câmara Municipal de Olhão (2003 a 2006). Teve ainda um papel relevante na implementação e coordenação da Casa da Juventude Municipal de Olhão e apoio ao Associativismo, Cultura, Desporto e Juventude.
Em simultâneo com a sua atividade profissional, desempenhou outras funções e cargos de relevo, nomeadamente, de membro da Academia Olímpica de Portugal.
Foi ainda dirigente associativo, ligado à fundação e dinamização de dezenas de associações juvenis culturais e desportivas em Olhão e por todo o Algarve, bem como treinador de Futebol e de Atletismo de 1978 a 1994.
Custódio Moreno tem sido preletor em inúmeras conferências, colóquios e sessões sobre Olimpismo, Associativismo, Desporto e Juventude.
Foi formador em vários cursos para Dirigentes Associativos, Animadores Juvenis e Monitores e Treinadores Desportivos.
Escreveu e publicou artigos em jornais, revistas e livros sobre a temática da Juventude e do Desporto".

Sem comentários:

Enviar um comentário