quinta-feira, 26 de julho de 2018

PEGADAS À 4ª FEIRA - ESTÁDIO ALGARVE - 25-07-2018


E o Pegadas, com o Portugal desconhecido sempre na mira, lá vai descobrindo novos caminhos, novos locais e arrastando sempre novas gentes. Já corremos entre as faldas do Grand Canyon, visitámos a torre de Pisa, pisámos os areais do Atlântico, embrenhámo-nos na mata das Gambelas, espreitámos o inferno no desfiladeiro do demo, andámos pelas terras do "arrabá" e agora, mais modestos, descobrimos um talefe, para todos desconhecido, ali para os lados do elefante branco, o Estádio Algarve. Sempre a surpreender. 
A palavra talefe é a palavra com que o povo designa o marco geodésico, mais fina, mais intelectual, tal como a designação "finérrima" para rissol: "Camarão envolvido em Molho Béchamel, com pequenos apontamentos de Salsa Frisada Australiana, em cama de Massa Fina, banhada em Pão Ralado crocante e confitada em Óleo Vegetal".
O nome modifica a coisa e torna-a mais modernaça. Visitámos hoje um marco geodésico, não um talefe ou um pinoco (esta designação é um pouco erótica talvez devido à sua forma cilíndrica ou ao sucedâneo que a palavra sugere). Talefe é para os fracos, para o povo, não para a burguesia contida e unida dos Pegadas à 4ª feira. O Pegadas não come rissois, não visita talefes, não percorre matas, marcha e corre pelos lugares mais finos da Europa, pela floresta , pelos pinocos, e come comida gourmet. Gente fina esta. Merecem.
Foi isto, o António homem muito viajado, descobridor nato, nas suas deambulações, lá descobriu aquele símbolo fálico no meio de nenhures e o Pegadas divertiu-se em grande e à algarvia e os comentários que ouvimos foram elogiosos, o melhor percurso até hoje, espectacular, lindo. E até os aplausos que de tempos a tempos se ouviam do lado do Estádio, onde decorria um jogo de futebol, pareciam dirigir-se ao pessoal. Uma certeza nós temos, o nosso espectáculo foi, seguramente melhor do que o dos 22 galfarros, com as pernas nuas, arcadas e cabeludas, dando pontapés numa bola que não tinha feito mal a ninguém.
As habituais fotos aparecerão no local habitual quando o Facebook o quiser. Fiquem com duas amostras da saga do talefe.

1 comentário:

  1. Jorge, como sempre, simples, mas muito bonito. As 199 alminhas, que por ali passaram a noite passada, assim o disseram. Estamos atentos à vontade da nobreza e do povo, já que com o clero não queremos nada

    ResponderEliminar