quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PRÓXIMA MARCHA - VILA REAL DE STO ANTÓNIO

No próximo Domingo vamos reviver o complexo desportivo de Vila Real de Sto António, um dos melhores do país. Vamos percorrer os belos trilhos da mata e inalar o ar puro que ali se respira. Esta é uma das mais belas marchas do nosso calendário. Não podemos faltar.
Recordo o que se escreveu neste blog quando da marcha do passado ano:
"Vila Real de Santo António é um pequeno município com 57,58 km2 e cerca de 18.000 habitantes e três freguesias (Vila Nova de Cacela, Monte Gordo e Vila Real de Santo António).
Fundada em 1774, por ordem do Marquês de Pombal é construída em apenas dois anos. As ruas direitas e perpendiculares que a caracterizam são uma imposição do Marquês que aplicou tal filosofia na reconstrução da baixa de Lisboa, destruída pelo terramoto de 1755.
Vila Real de Santo António viveu uma época de grande prosperidade, nos finais do Sec. XIX e princípios do Sec. XX, devido à instalação de inúmeras fábricas de conserva de peixe, atum e sardinha principalmente.
Sabiam que este é um dos quatro concelhos do país dividido em partes fisicamente separadas (os outros são Montijo, Oliveira de Frades e Soure)? Assim a freguesia de Vila Nova de Cacela está separada das outras duas freguesias, pela freguesia de Altura esta pertencente ao concelho de Castro Marim. São as malhas que a política tece, e enquanto não houver coragem para a reforma administrativa do país, lá vamos vivendo com estas singularidades".
"Na foto a Praça Marquês de Pombal, a visitar sempre. Ao centro ergue-se o famoso Obelisco. À sua frente, lado Norte, fica o templo paroquial. No início esta Praça tinha a designação de Praça Real, depois foi denominada Praça do Comércio, e actualmente, nos registos da Câmara Municipal, tem o nome de Praça Marquês de Pombal, em memória ao seu fundador. É um largo espaçoso, perfeitamente quadrado, com 73 metros de lado".

Sem comentários:

Enviar um comentário