quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PARA MANTER A CHAMA

Projecto Marchas Passeio IDP, IP. Região do Algarve
O circuito regional de marchas-passeio da região do Algarve, orientado pela Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, IP reúne semanalmente ao longo do ano (de Setembro a Junho) largas centenas de participantes em torno da actividade física e do convívio salutar.
Por ocasião da organização dos grupos portugueses, em especial algarvios que representaram Portugal na Gimnaestrada na década de 80, quinzenalmente um grupo de participantes reunia-se para a prática de actividade física, levando a que o gosto pela prática e convívio gerado a partir de tais encontros, tivesse lugar semanalmente através da realização de uma caminhada.
Um dos elementos que participava activamente em tais encontros a Professora Amélia Elias, e que na altura desempenhava funções na Direcção Geral dos Desportos (DGD) levou a que em 1988 a Delegação Distrital de Faro da Direcção Geral dos Desportos, actual Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, IP, tomasse a iniciativa de criar um calendário de marchas com a periodicidade semanal, convidando para o efeito Autarquias, Juntas de Freguesia, Clubes, Associações, Casas do Povo e Associações de Solidariedade Social a aderirem à iniciativa e a constituírem-se como entidades organizadoras e participantes.
Assim, com o apoio das autarquias do Algarve, através da disponibilização de transporte para os participantes, rapidamente este evento de actividade física consolidou-se ao longo dos anos, tornando-se um êxito de participação por parte da população em geral, em especial com idade superior a 50 anos (cerca de 77,5%).
O sucesso alcançado nesta actividade levou a que em todos os Concelhos do Algarve (16) se realizasse pelo menos uma marcha. Pelo elevado número de candidaturas à organização das marchas-passeio, e no sentido de proporcionar outro ambiente às marchas, começaram também por se organizar marchas-nocturas e mais recentemente a inclusão de Orientação Pedestre, alargando assim o leque de actividades destinadas à população mais jovem.
De forma a uniformizar e a proporcionar a estas actividades o maior número de benefícios são cumpridos alguns pressupostos, entre os quais: a atenção especial de que as marchas se destinam à população em geral, que cada marcha deverá possui uma distância máxima compreendida entre os 8 e os 10 Km e um percurso alternativo de menor distância (entre 3 a 5Km) para as pessoas com menor condição física ou que se estão a iniciar na actividade, a correcta e devida sinalização dos percursos, os postos de controlo onde é fornecida a água do patrocinador, a análise do grau de satisfação dos participantes como preocupação constante por parte dos organizadores sendo a mesma analisada várias vezes ao longo do ano.
O calendário regional prevê anualmente a realização de cerca de 45 marchas passeio, que se realizam de Setembro a Junho, terminando numa marcha final com um almoço/convívio, som de música tradicional do Algarve. Na última edição (22ª),  assistiu-se a uma participação média de 700 participantes por marcha, chegando às 1600 pessoas em alguns dos locais.
A hospitalidade, o convívio e as belezas naturais do Algarve aliado aos benefícios relacionados com a prática da actividade física continuam a fazer deste evento uma referência de boas práticas a nível nacional no âmbito da promoção do Desporto para Todos.
Importa ainda salientar o apoio incondicional a todas as Marchas, há já vários anos, da marca Água Serra da Estrela, do Grupo Sumol, assim como das corporações de Bombeiros, Forças de Segurança Pública, Grupos de Escuteiros e voluntários que em muito contribuem para o sucesso desta iniciativa.
(Retirado do site do Programa Nacional de Marcha e Corrida)
Nesta fase de transição, convém recordar a história de sucesso que tem sido o Programa Nacional de Marcha e Corrida. Com o decorrer dos anos a qualidade das organizações e o aumento gradual do número de participantes fez deste programa, no Algarve, um caso de extraordinário sucesso que importa continuar, até porque os custos de organização não são significativos.
Aos colegas marchantes que se têm dirigido a nós, pessoalmente ou via email, expressando dúvidas sobre a continuidade das nossas marchas, quero somente informar que o programa ainda não chegou ao meu conhecimento, e que penso que o Instituto Português de Desporto e Juventude (antigo IDP) não irá deixar cair um programa de tanto sucesso. Continuem a visitar-nos. Logo que tivermos conhecimento de algo, comunicaremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário