segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ESPAÇO TEMÁTICO

Retirado da Newsletter da Direcção regional do Algarve do IDP e da autoria do João do Carmo, tecnico daquela direcção e que todos conhecemos das nossas marchas dominicais:
Gravidez e a Actividade Física
As atitudes clínicas e tradições tidas para com a prática de exercício físicodurante a Gravidez têm sido moldadas mais por influências culturais do que por evidências científicas. Assim, e pela procura de informação relativamente as este tema, levantando questões sobre a relação risco/beneficio da prática de exercício físico durante a gravidez, torna-se importante a criação de consensos relativamente às recomendação dessa prática (Gouveia et. al, 2007).
Os benefícios do exercício, numa mulher saudável e com uma gravidez sem riscos, são diversos (ACSM, 2011). Segundo a American College of Obstetrics and Gynecology (2011), o facto de a grávida ser fisicamente activa, com uma actividade de trinta minutos de exercício físico de intensidade moderada, 5 vezes por semana, poderão trazer os seguintes benefícios:
Reduz as dores na zona lombar;
Pode ajudar a prevenir ou tratar a diabetes gestacional;
Aumenta a disponibilidade física da grávida;
Melhora a postura;
Melhora o humor;
Promove o aumento da força geral;
Reduz problemas no sono;
A prescrição do exercício para uma grávida deve ser realizado sob aconselhamento do obstetra, com vigilância regular, com especial atenção aos seguintes aspectos: características da mulher; seus antecedentes desportivos; gravidezes anteriores e como correram; qual a evolução desta gravidez; e a existência de possíveis contraindicações à prática de exercício (Nunes,1999).
A American Pregnancy Association (2011) apresenta algumas recomendações para a prática de exercício físico na gravidez, nomeadamente:
Se está a iniciar um programa de exercício físico para poder melhorar a sua saúde geral durante a gravidez, deverá evitar esforços elevados, iniciando o exercício de forma calma e lenta;
Nunca exercitar-se até ao ponto de exaustão e/ou ficar sem fôlego, já que é um sinal que você e o seu bebé não conseguem ter o suficiente fornecimento de oxigénio;
Faça pausas frequentes, beba água antes, durante e após o exercício;
Evite exercitar-se durante horários de muito calor;
Evitar desportos de contacto e de impacto;
Evite o levantamento de pesos acima da cabeça e exercícios que aumentem a curvatura lombar;
Durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez evite exercícios físicos que envolvam a posição deitada de costas no chão, já que estes diminuem a circulação sanguínea ao útero;
Inclua exercícios de relaxamento e alongamento antes e depois do programa de exercício;
Goze de uma alimentação saudável;
Procure sempre realizar a atividade na companhia de alguém conhecido e em locais iluminados e seguros.
A marcha é uma boa opção! Sob supervisão do seu médico, poderá contactar os Centros Municipais de Marcha-Corrida existentes na Região Algarvia, com técnicos especializados, que poderão ajudá-la e aconselhá-la a desenvolver a sua prática.
Esta é uma boa oportunidade para iniciar um programa de actividade física em família! Convide os seus familiares e amigos!
João do Carmo
Direção Regional do Algarve do IDP, I.P.
Bibliografia:
ACSM (2011) – “Current Comment – exercise during pregnancy”; Michigan, EUA;
Gouveia, R. et al. (2007) – “Gravidez e exercício físico – mitos, evidencias e reco-mendações”; Acta Med. Port. 2007; 20: 209/214.
Nunes, L. (1999) – “A prescrição da actividade física”; Editorial Caminho, Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário