segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

EXERCÍCIO FÍSICO

Bastam 15 minutos diários de actividade física para reduzir o risco de mortalidade, revela um estudo realizado em Taiwan, que envolveu mais de 416 mil indivíduos.
A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos por dia, 5 dias por semana. Mas, tendo em conta a dificuldade em atingir esta meta por alguns indivíduos, os investigadores quiseram saber se menos tempo ainda tinha impacto positivo. O estudo ocorreu entre 1996 e 2008, com um seguimento médio de 8 anos.
Com base no tipo e na intensidade do exercício indicado num questionário, os participantes foram divididos em 5 grupos: inactivo e actividade baixa, média, alta e muito alta. O grupo com baixa actividade (média de 92 minutos por semana ou 15 minutos por dia) revelou, face ao inactivo, uma redução de risco de mortalidade global de 17% e um aumento de expectativa de vida de 3 anos. Cada 15 minutos adicionais por dia provocaram resultar numa redução de risco de mais 4% até um máximo de 100 minutos.
O estudo concluiu que 15 minutos diários ou 90 semanais diminuem a probabilidade de doenças cardiovasculares.
(Retirado da Proteste Saúde)

Depois destes 2 dias de excessos, e na ausência das nossas queridas marchas, umas caminhadas por aí, à volta do vosso bairro, pelos caminhos dos arredores, são necessárias para eliminar o açucar, a gordura, o óleo dos fritos, os restos do álcool. Vá lá pessoal, caminhem, tratem da vossa saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário