quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PRÓXIMA MARCHA - ESTÔMBAR

Será uma marcha organizada pela Câmara Municipal de Lagoa e concentração no Parque Municipal Sítio das Fontes em Estômbar, esse belo espaço de lazer, de contemplação para os olhos e de paz para o espírito.
Estômbar, freguesia do concelho de Lagoa, a antiga árabe Sanabus, foi conquistada por D. Sancho I em 1191. Antiguidade não lhe falta. Merece uma visita atenta e um olhar perspicaz sobre o seu casario e a sua história, prenhe de passado e figuras históricas. Lembremos hoje e aqui no nosso/vosso blogue a figura heroica do Remexido (José Joaquim de Sousa Reis), nascido nesta localidade em 1797. Foi um guerrilheiro à época das lutas liberais e miguelistas (ele era um miguelista). O Remexido defendeu as suas cores, refugiando-se na serra algarvia, combatendo as tropas governamentais, utilizando tácticas de guerrilha. Foram-lhe atribuídos crimes, entretanto desmentidos, que o tornaram uma lenda. Os liberais queimaram-lhe a casa, açoitaram a sua mulher e mataram-lhe o filho de 14 anos. Vingou-se continuando o combate durante vários anos. Acabou sendo capturado e fuzilado em Faro no ano de 1838.
Vamos lá então “remexermo-nos” em Estômbar homenageando o injustiçado Remexido, que tanto sofreu por ter uma opinião diferente dos poderes instituídos naquela época. Tal como, de forma mais sofisticada, hoje acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário