sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PARA MEDITAR

CONFLITOS GERACIONAIS
O médico inglês Ronald Gibson começou  uma conferência sobre conflito de gerações, citando quatro frases:
1."A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais e são simplesmente maus."
2. "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país, se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."
3. "O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."
4. "Esta juventude está estragada até ao fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."

Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases. Então, revelou a origem delas: a primeira é de Sócrates (470-399 antes de Cristo). A segunda é de Hesíodo (720 A.C.). A terceira é de um sacerdote do ano 2000 A.C. A quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilónia (hoje Bagdad) e tem mais de 4000 anos de existência.
Depois de um breve silêncio enquanto olhava os assistentes da conferência, Ronald Gibson disse: “Pais e mães de família: relaxem-se, pois sempre foi assim”
Agradeceu e retirou-se de seguida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário