quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PRÓXIMA MARCHA - FUZETA


Foi inicialmente conhecida por “Fozeta” (diminutivo de foz) devido ao facto de ali desaguar o denominado ribeiro do tronco. Deste facto deriva o nome actual da vila. Inicialmente era um aglomerado de cabanas onde os pescadores guardavam os utensílios ligados à pesca. É hoje uma vila com cerca de 1.900 habitantes, e com elevada utilização sazonal das habitações.
Ainda conserva muitas habitações características desta zona do Algarve, de forma cúbica, rematadas por açoteias e chaminés de balão.
Até 2010 existia um conjunto de casas de utilização não permanente na ilha da Fuzeta. Mas as tempestades do Inverno desse ano destruíram todo o casario, que se encontrava localizado numa zona com elevada vulnerabilidade a galgamentos. Na ilha, agora, existem apenas alguns snack-bares abertos no Verão.
A atividade principal continua a ser a pesca e os seus derivados, mas a proximidade das praias e da Ria tem levado ao aumento do sector turístico. O parque de campismo acolhe centenas de visitantes no Verão, tal como hotéis e residenciais que envolvem a vila.
Organização da marcha: Delegação da Cruz Vermelha da Fuzeta.
Concentração: Polidesportivo.
(Ao alto foto da marcha do ano passado).

Sem comentários:

Enviar um comentário