sábado, 12 de março de 2016

CORRIDAS À 6ª FEIRA - SANTO ESTEVÃO - 11-03-2016

Hoje vivemos (381 corredores/marchantes) uma extraordinária noite. A organização da Casa do Povo de Santo Estevão e do seu presidente o José Barradas (que há anos atrás nos fez uma visita guiada pelo interior e actividades, da "sua" Casa do Povo que muito nos surpreendeu e que nunca mais esquecemos) foi perfeita. Mas para começar talvez seja bom, para quem não sabe, fazer aqui um sucinto historial do que é esta instituição. 
As Casas do Povo eram organizações do Estado Novo ligadas às populações que se dedicavam ao trabalho rural. Hoje, com o advento da democracia, elas transformaram-se em associações culturais e de caracter social. Muitas extinguiram-se, outras têm feito um trabalho notável de divulgação cultural ou desportivo e apoio social às populações onde se inserem. A Casa do Povo de Santo Estevão é uma das mais activas em qualquer desses campos de actividade. Fomos investigar e da nossa investigação resultou isto: têm uma equipa de futsal que já foi campeã do Algarve na época de 2009/2010. Têm promovido espectáculos com diversos artistas tais como: Manuel João Vieira, Virgem Suta, Dani Black, Sebastião Antunes, J.P. Simões, Tulipa Ruiz, B. Fachada, Kalu, Tcheka, Kaviar, Marenostrum, La Plante Mutante e muitos mais que seria exaustivo referir aqui. Patrocinam também o Programa de Actividade Física do concelho de Tavira, com as vertentes Infantários em Movimento, Todos a Pedalar, Todos a Caminhar e Todos a Caminhar sob as estrelas, Viva Mais, Põe-te a Mexer, Todos em Movimento (ACES Tavira), Atividade Física Adaptada, Escola Ativa. A CPSE tem vasta história no BTT (já participaram na taça da Europa e organizaram os campeonatos nacionais de BTT). Possuem um secção de Kenpo (realçamos a campeã mundial, Mariana de Jesus, em Boston, ano 2013). Secção de tiro (recordo a carreira de tiro de pistola e carabina de ar comprimido, existente no interior da CPSE, com oito pistas e que proporciona treinos e torneio aos amantes desta modalidade). Enfim, um nunca mais acabar de actividades que fariam inveja a qualquer clube de primeira grandeza.
Uma pequena localidade que possui 3 cafés, uma igreja e poucos habitantes mas tem a sua Casa do Povo como polo dinamizador da actividade cultural de que, atrás, demos uma pálida ideia.
E foram eles que organizaram esta nossa marcha/corrida desta noite. Foram eles que proporcionaram um convívio simplesmente fabuloso, foram eles que nos trouxeram esse emblemático e carismático Domingos Caetano e seus amigos  que abrilhantaram a nossa chegada depois do calcorreio pelos altos e baixos serranos que serviram de aperitivo à apoteose final. Provavelmente vivemos, hoje, uma das melhores, senão a melhor, corrida nocturna destas já imprescindíveis noites de 6ª feira. Desde a preparação do cenário inicial, à escolha do percurso, ao envolvimento de 60 voluntários, ao "banquete" no final, à animação do Domingos, à organização, imaginação, liderança, tudo foi perfeito. E o que é perfeito não precisa de mais adjectivos.
Obrigado José Barradas e restante equipa.
Vejam as fotos da noite inesquecível AQUI.

1 comentário:

  1. Uma corrida fantástica e uma receção nota 20. Assim, é de repetir Santo Estêvão! Obrigado à organização que soube receber-nos muito bem; Obrigado aos Íris, que estiveram fantásticos, cheios de energia e nos contagiaram, não esquecendo os pequenos que cantaram e tocaram, Parabéns; Obrigado ao Jorge e ao Mário pelas fotos e ao Luís pela forma como nos recebe e incentiva. Saudações desportivas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar