domingo, 18 de dezembro de 2016

MARCHA DE ALBUFEIRA - MARCHA DO PAI NATAL - 18-12-2016

A marcha que antecede o dia de Natal realizou-se, mais uma vez, em Albufeira, a antiga "Vila Branca em Mar Azul" hoje com o mesmo azul, mas um pouco menos de branco, salpicada aqui e ali de outras cores que lhe desvirtuam o título e o passado de aldeia típica piscatória. Albufeira da minha juventude, dos anos 60, da descoberta à época pelos ingleses, liderados por essa figura vencedora do festival da Eurovisão, Cliff Richard. "Congratulations" Sir Cliff. Albufeira onde se viam, atraídos pelo tipicismo, cheiro a mar e a peixe, figuras famosas como Tom Jones, os "Shadows", o Francisco Fanhais, o castiço Carlos Bastos, os pintores Samora Barros e o Bailote, do enorme pesquisador Michel Giacometti, autor do monumental "Cancioneiro Popular Português" de que conservamos, religiosamente, um exemplar, com dedicatória, que deverá ser um dos poucos existentes no país. Albufeira que marcou profundamente a minha juventude, com os torneios de futebol de salão (recordo "Os académicos" com um guarda redes de alta categoria - ahahah - chamado Jorge Lopes) uma equipa de ténis de mesa do Imortal com outro enorme jogador chamado Jorge Lopes (ihihih), uma equipa de atletismo onde pontificavam o grande Carlos Lopes e o Ezequiel Canário, treinada pelo prof. Lara Ramos, dirigida pelo Adelino Ribeiro e por Jorge Lopes (esse mesmo, ahahah), as representações da vida de Cristo com um Cristo de invulgar beleza, ihihih, já adivinharam quem. Sim esse mesmo o JL (nada como uns bons auto-elogios para manter o "astral" elevado, em tempos de algumas dificuldades). Enfim, uma vida cheia, recheada de grandes amigos, o José Pontes, o Leote, o Zacarias Tomé, a Odete, a Paulinha, o Henrique (paz à sua alma), o Zé Correia, a Teresa, a M. Afonso, o padre Alberto Piscarreta (de vistas largas) e muitos mais. 
Hoje é a Albufeira do "Oporto House", dos "wines & spirits", dos "Why Not", dos "Chops Stick", dos "Take away", do "Bank", do "Burger Ranch", dos locais "sport live", dos "ice creams", do "tobacco", das "waffles". Já perdeste o tipicismo, perdeste a genuinidade. Um infeliz Polis deu-te a machadada final. 
Que saudades da Vila Branca em Mar Azul.
A marcha corrida de hoje, citadina, deu-nos a possibilidade de ver algumas nesgas do azul do mar e no percurso maior deu-nos, como diria o Chico Buarque, "tanto mar, tanto mar". Poderia dar-nos mais, se passássemos pelo Cais Herculano, visita sempre agradável. Deu-nos as escadas rolantes, e a vista lá do alto do Pau da Bandeira. E já não foi mau. A capital do turismo tem muito para oferecer e nós gostamos de lá ir sempre e mergulharmos nas recônditas memórias e imaginar o que existia antes naquele local, naquela "steak house", ou naquela "wine shop".
A Câmara Municipal e a sua divisão de desporto mobilizaram cerca de 30 voluntários, que nos proporcionaram um percurso isento de erros e ofereceram-nos um saco com camisola, barrete e um chocolate do Pai Natal. 
Presentes autocarros de Lagos, Alcoutim, Loulé (2), Silves, Tavira, Monchique, Olhão, Faro e a Junta Fteguesia de Porches.
Vejam as fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário