quinta-feira, 9 de novembro de 2017

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 08-11-2017

FESTA DA CHOURIÇA ASSADA
Há a Festa da Chouriça em Riba de Aves (Leiria), em Sarzedo (Covilhã), em Valado de Frades (Alcobaça), em Querença (Loulé) e há a Festa da Chouriça Assada do grupo informal de marcha/corrida PEGADAS À 4ª FEIRA. Esta sim, a verdadeira, a única. Todas as outras são meras imitações. Foram 41 chouriças admitidas ao assador, muitas reservadas, por desnecessárias, para outra ocasião. Foram 150 as sequiosas bocas trituradoras, que depois de alguns quilómetros, em que se bateram alguns recordes não homologados devido ao doping que se adivinhava ao longe em cima do braseiro, deram trabalho aos maxilares, que isto de exercício físico só às pernas é muito redutor. Nada como um bom incentivo na potenciação das performances atléticas dos nossos amigos. 
O percurso foi ............ não recordo, nem quero. Recordo sim , a quiche, o presunto italiano, os bolos, as chouriças assadas de muitos, o medronho e o "alentejanito" e "bejecas" adquiridas no próprio local, a Casa de Pasto o Retiro das Gambelas cujo dono, o Mário, foi de uma disponibilidade e simpatia inexcedíveis. Obrigado Mário e um merecido obrigado ao António Santos pela imaginação de há muito reconhecida e pela pesquisa descobridora de locais originais como foi o desta noite.
Fotos AQUI.

1 comentário:

  1. É verdade Jorge, há festas e festas e eu começo a ter dificuldades em classificar qual delas a melhor.
    Ainda continuo a achar, como os comentadores políticos das televisões, que, se cada um convidasse um amigo para vir a estas marchas /corridas, o grupo estaria maior.
    Objetivo: saia de casa e ponha se a caminhar, movimente-se.

    ResponderEliminar