sábado, 3 de fevereiro de 2018

RUN ECO TEAM ALGARVE - 03-02-2018

OS VELHOS DO RESTELO
Em "Os Lusíadas" Luis de Camões, premonitório, no canto IV introduz a figura do velho do Restelo, simbolizando nele a descrença, a negação ao progresso, a rejeição de ideias inovadoras e o pessimismo. O velho do Restelo insultava os marinheiros, que iam partir para a India, prognosticando desgraças enormes que atingiriam eles próprios e o próprio povo português. Luís de Camões ao introduzir esta figura, pessimista e avessa ao progresso, quis trazer a lume o que sempre acontece quando alguém tenta fazer algo inovador e que vai contra os cânones estabelecidos. 
Na jornada de hoje, com origem em França e penetração no Algarve pela mão do embaixador para Portugal, Deni Vargues, também apareceram uns velhos do Restelo, velhos caquéticos, cerebralmente anquilosados, felizmente poucos, que procuraram denegrir o movimento Run Eco Team e a sua finalidade primeira de alerta de mentalidades e respeito pelo meio ambiente. As palavras desprimorosas versus o resultado hoje conseguido por todo o Algarve com a mobilização de dezenas de grupos e centenas de pessoas, deixou os velhos a falar sozinhos. 
A viagem à India realizou-se e, salvo as devidas proporções, a jornada do Run Eco Team também. E o enorme sucesso de hoje deixou-nos a certeza que ninguém vos ouve velhos, muito velhos do Restelo, de Faro, Olhão, São Brás, Albufeira, Loulé e muitas  outras localidades do Algarve que disseram presente a esta iniciativa de preservação do meio ambiente. 
Os nossos parabéns vão inteirinhos para quem hoje, em dia muito frio, saiu de casa para apanhar lixo e deixar as nossas terras um pouco mais limpas. 
Os nossos votos são contra o imobilismo, o desleixo, as mentalidades retrógradas, contra os velhos caquéticos, muito velhos, que nunca fizeram nada de inovador nas suas vidas e que só sabem criticar quem procura alterar os maus hábitos arreigados desde tempos imemoriais. 
Run Eco Team Algarve continua por favor que tens equipa que te ajudará.
Fotografámos a jornada da nossa terra (Faro) e no local onde residimos (Montenegro) e as fotos estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário