sábado, 31 de março de 2018

CORRIDAS À 6ª FEIRA - CERRO DA CABEÇA DE CÂMARA SEGUNDO ILÍDIO VALÉRIO - 30-03-2018

O Corridas à 6ª Feira não poderia ter escolhido data mais apropriada para a realização deste evento no Cerro da Cabeça de Câmara, do que esta Sexta Feira Santa ou da Paixão, data em que se recorda a crucificação do JC num local denominado Gólgota ou Calvário. Vejamos: a paixão pela corrida levou 153 "mártires" ao alto da sua Gólgota e naquela famigerada encosta carregaram a sua cruz simbolizada, não pelo dilúvio universal, mas por uma valente chuvada, bem terrena e castigadora para quem resolveu, nesta data sagrada, violar os cânones, quando melhor estariam no remanso dos seus lares, em paz, sossego e abstinência. Ora tomai e comei seus pagãos que ao desafiarem data tão delicada provocaram a ira do Ser Supremo, que vos brindou com um castigo bem molhado, já que as cruzes em madeira estão pela hora da morte e a água é bem mais barata. E 153 cruzes não se fazem de um dia para o outro e os pregos exigem recurso à siderurgia nacional.
Falando a sério, foi um esforço titânico de uns quantos voluntários, que a inoportuna chuva quase estragou. Houve a necessidade de tomar decisões em cima do acontecimento e o Luís Santos não hesitou. Lá no alto do marco geodésico desviou-se o pessoal para caminhos mais transitáveis, evitando o inicialmente previsto que se encontrava, por força da chuva, muitíssimo perigoso. A segurança acima de tudo e a decisão foi em tempo e oportuna.
Fica aqui uma mensagem a quem passou por ali antes do evento e resolveu arrancar setas e mudá-las de local provocando enganos de alguns. Chamar-lhe grande FDP não é apropriado em dia feriado de significado tão religioso. Ficarei pelo apodo de "malandro". 
Um aplauso aos voluntários de hoje, o Ilídio Valério que idealizou, inventou novos caminhos, desbravou 100 metros de terreno, o Osvaldo, a Rosa, a Paula, o Miguel, o José Maria Casanova, o Jacinto e a sempre presente esposa do Ilídio.
A foto de cima homenageia, em dia de simbolismos, estes apóstolos do voluntariado. Ausentes na foto o Edgar e a Sónia que recolheram o material e que merecem também um destaque especial pela disponibilidade.
Fotos que a chuva deixou tirar, AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário