domingo, 14 de março de 2010

MARCHA DE VAQUEIROS

O sol contribuiu para um dia de excelente marcha. Foram setecentos os marchantes que percorreram os caminhos da serra de Alcoutim, e esgotaram os produtos da serra, expostos na feira do pão e do queijo fresco. Alegria a rodos, sol radioso, malta feliz. Reparem na última foto do pessoal de S. Brás de Alportel, com uma garrafão de leite e umas taças de flocos de cereais na mão.O facto do leite ser escuro tem a ver com o chocolate dissolvido. Só com estes cuidados alimentares se mantém a elegância evidenciada, especialmente, pelo David, o Orlando e o Jesuíno. As restantes barriguinhas são resultantes do excesso de yogurts consumidos (ihihih) Enfim, foi mais uma jornada fantástica na companhia de gente fabulosa.
Encontrámos na feira as tradicionais filhoses de canudo e, como neste blog vale quase tudo, andámos a investigar e conseguimos a receita que talvez seja útil aos nossos marchantes.
Ora lá vai:
Filhós de Canudo
Autora: Maria Almerinda
Ingredientes:
1 kg de farinha, 200 g de banha de porco, chá de ervas doces, 1 cálice de aguardente, sumo de 1 laranja, 2 ovos, açúcar e mel.
Preparação:
Juntam-se todos os ingredientes e amassa-se tudo muito bem até a massa ficar lisa para se poder estender. Deixa-se fintar a massa um pouco.
Depois de pronta estende-se com um rolo e corta-se com uma carretilha para fazer os recortes.
Fritam-se em óleo abundante e passam-se por uma calda de açúcar, mel e água.
Dados complementares: Tradicionalmente faziam-se na época do Natal. Hoje fazem-se todo o Ano.

2 comentários:

  1. As Filhós são muito boas, vou tentar qualquer dia fazer, mas parece-me que comidas assim neste ambiente de festa sabem bem melhor. Obrigada pela lembrança da receita.

    ResponderEliminar
  2. Foi muito bonita a marcha dos Vaqueiros. Obrigado sr. Jorge pelo trabalho que tem tido. É preciso muita paciência para andar com a máquina às costas a fotografar o pessoal. Este já é um sítio onde nos habituamos a vir durante toda a semana e aqui encontramos sempre coisas diferentes.

    ResponderEliminar