quinta-feira, 25 de março de 2010

PRÓXIMO DOMINGO - CASTRO MARIM

Castro Marim espera por nós no próximo Domingo.
Façamos como é habitual uma breve resenha histórica do concelho.
Em 1242 D. Paio Peres Correia conquista Castro Marim aos mouros e a vila cresce especialmente dentro das muralhas do seu castelo, sob a orientação da Ordem Religiosa de Cristo.
A situação privilegiada, graças à vizinhança do rio e do mar, tornam Castro Marim um importante porto piscatório e comercial.
Durante o Sec. XVII na sequência das guerras da restauração de 1640 o castelo é remodelado por D. João IV e uma nova fortificação surgiu, o Forte de S. Sebastião. O terramoto de 1755 quase arrasou a vila e, a partir dessa data, o crescimento habitacional faz-se fora das muralhas do castelo.
A proximidade a Vila Real de Santo António tem impedido o seu desenvolvimento, visto que a localidade vizinha lhe retirou o protagonismo que lhe advinha da sua situação junto ao rio.
O concelho tem 4 freguesias, Castro Marim, Altura, Azinhal e Odeleite, com uma população de aproximadamente 6.500 habitantes.
Locais de interesse a visitar: Castelo e Forte de S. Sebastião, Igreja de Nossa Senhora dos Mártires e Ermida de S. Sebastião.
Aproveite a passagem e coma num restaurante da zona o bom peixe fresco e como sobremesa os doces de figo ou as queijadas de amêndoa. Uma bica para rematar, acompanhada por um cálice de medronho da zona.
No Domingo prometo colocar aqui uma receita típica da região.

1 comentário:

  1. Sr.Jorge muito obrigada pela sua dedicação, mostra o enorme interesse pela cultura e a pesquisa que tem que fazer,agradeço pois assim vou conhecendo mais a nossa cultura regional,pois muitas vezes as coisas aqui tão perto e não damos o real valor. Divirta-se

    ResponderEliminar