quinta-feira, 30 de maio de 2013

DÁ QUE PENSAR


A TERRA EM MINIATURA
Se pudéssemos reduzir a população da Terra a uma pequena aldeia de exactamente 100 habitantes, mantendo as proporções existentes actualmente, seria algo assim:  
1-Haveria: 57 asiáticos, 21 europeus, 4 americanos e 8 africanos.
2-Seriam 52 mulheres, 48 homens. Negros: 70; brancos: 30. Não cristãos: 70; cristãos: 30. Heterossexuais: 89; homossexuais confessos: 11.
3- 6 pessoas possuiriam 59% da riqueza de toda a aldeia e os 6  seriam norte americanos. Das 100 pessoas, 80 viveriam em condições sub-humanas.
4-70  não saberiam ler, 50 sofreriam de desnutrição, 1 pessoa estaria a ponto de morrer, 1 bebê estaria prestes a nascer. Só 1 teria educação universitária
5-Nesta aldeia somente 1 pessoa possuiria computador .
Ao analizar o nosso mundo nesta perspectiva tão reduzida, temos a noção o quanto é importante a necessidade de aceitação, entendimento e educação.
Agora pense: se você se levantou esta manhã com mais saúde que doenças, então tem mais sorte que os milhões de pessoas que não sobreviverão a esta semana.
Se nunca experimentou os perigos da guerra, a solidão de estar preso, a agonia de ser torturado, ou a aflição da fome, então está melhor do que 500 milhões de pessoas.
Se pode ir à sua igreja sem medo de ser humilhado, preso, torturado ou morto, então é mais afortunado que 3.000 milhões de pessoas no mundo.
Se tem comida no frigorífico, roupa no guarda-fato, um tecto sobre a sua cabeça e um lugar onde dormir, então é mais rico que 75% da população mundial.
Se guarda dinheiro no banco, na carteira e tem algumas moedas num cofrezinho, já está entre os 8% mais ricos deste mundo.
Se os seus pais ainda estão vivos e juntos é uma pessoa MUITO rara.
E como acaba de ler esta mensagem, tem melhor sorte que mais de 2.000 milhões de pessoas no mundo que não sabem, sequer, ler.

1 comentário:

  1. Dá que pensar. E é bom que cada um reflita sobre o que leu, antes de se queixar de qualquer coisa.

    ResponderEliminar