domingo, 5 de maio de 2013

MARCHA DE SILVES





"Depois que foi por Rei alevantado,
Havendo poucos anos que reinava,
A cidade de Silves tem cercado,
Cujos campos o bárbaro lavrava.
Foi das valentes gentes ajudado
Da Germânica armada que passava,
De armas fortes e gente apercebida,
A recobrar Judeia já perdida.
"Mas a formosa armada, que viera
Por contraste de vento àquela parte,
Sancho quis ajudar na guerra fera,
Já que em serviço vai do santo Marte.
Assim como a seu pai acontecera
Quando tomou Lisboa, da mesma arte
Do Germano ajudado Silves toma,
E o bravo morador destrue e doma.


Até Camões fala desta cidade onde marchámos. É um privilégio percorrer aquelas ruas onde se sente o peso da história, no Castelo, no edifício da Casa de Cultura islâmica, na Igreja da Misericórdia, na Igreja dos Mártires, na Ponte Velha e tantos outros locais dignos de uma visita demorada. Em cada esquina, uma imaginação fértil sente a presença do rei Al-Mutamide, dos poetas Ibn Ammar ou Ibn Caci, dos nossos reis Sancho I (primeiro conquistador da cidade, auxiliado por cruzados que ali passavam, como diz Camões nos versos acima) e Afonso III, do Infante D. Henrique.
A passagem pelo Castelo foi, mais uma vez o culminar da visita. Construção islâmica em grés e taipa cujas cisternas, alcáçova, as ameias, a Porta de Loulé nos esmagam com a sua monumentalidade.
Foi um bela e histórica marcha com a presença de autocarros de Faro, Olhão, Portimão, Monchique e S. Brás de Alportel.
Restantes fotografias AQUI.

2 comentários:

  1. Sabe bem receber tanta gente, mas Silves pouco contribui para o sucesso do calendário. Há muito que deixou de apoiar com os autocarros. Penso que os responsáveis deveriam ter este assunto em conta. É muito fácil falar em solidariedade agora praticá-la sempre....

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo com o anterior comentário. Já em Fevereiro, quando da marcha dos namorados, eu escrevia aqui:"Muito interessante o discurso inicial do Sr. Presidente da Câmara, especialmente na parte em que agradeceu a presença dos autocarros de Aljezur, Faro, Lagos, Olhão e Vila do Bispo. É que os presidentes destas Câmaras não vão ter oportunidade de retribuir os agradecimentos, já que há três anos que a Câmara de Silves não está presente em qualquer marcha. Os silvenses, eleitores destes autarcas, mereciam uma maior atenção e não este abandono que, ao abrigo da crise, os votaram".

    ResponderEliminar