sexta-feira, 30 de maio de 2014

ANTECIPAÇÃO À MARCHA FINAL EM MONCHIQUE

A Visitar em Monchique
Visitar a serra de Monchique, é visitar uma zona serrana com uma grande diversidade vegetal e clima suave, carinhosamente apelidado de "Jardim do Algarve". Património natural que induz à contemplação. Ribeiros cristalinos que desenham meandros no fundo de vales escarpados. Dotada de elevada qualidade ambiental, a frescura da serra apresenta-se como um contraponto ao caloroso litoral algarvio e Baixo Alentejo.

No centro da vila pode desfrutar de uma magnífica vista a partir do miradouro do parque são Sebastião, visitar a igreja Matriz de Monchique datada do início do século XVI, o Convento de Nossa Senhora do Desterro e aproveitar para percorrer as estreitas ruas da vila, contemplando o vasto casario branco com as típicas chaminés de saia e parar para visitar as nossas casas de artesanato. Vale ainda a pena subir a Serra até á Picota ou até ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, de onde se avista uma grande extensão de paisagem desde o Cabo de são Vicente até à Serra da Arrábida. Merecedor de visita é ainda o Moinho do Poucochinho, no Barranco dos Pisões, onde pode se pode fazer um agradável picnic nas suas mesas de pedra e à sombra de uma das muitas árvores classificadas existentes na serra de Monchique - um Plátano. 
Não deixe de passar pelas Caldas de Monchique onde existe uma pequena praça envolta em grandes árvores e fontes, espaço propício a piqueniques e conheça  ainda as Termas e as suas nascentes de água mineromedicinal, usadas desde tempos antigos para tratamentos. 
Passear pelas localidades de Alferce, Marmelete e Vila de Monchique, desfrutar do património arquitectónico, histórico e cultural a par das muitas belezas naturais e provar a gastronomia tradicional, o mel, os doces, o medronho, é a nossa sugestão.
PARA AQUECER  OS MOTORES PARA A MARCHA FINAL, AINDA TEREMOS, NO DOMINGO, DIA 1, A MARCHA DE LOULÉ, QUE COSTUMA SER UMA DAS MAIORES MARCHAS DO CALENDÁRIO E UMA DAS MAIS BEM ORGANIZADAS. 

Sem comentários:

Enviar um comentário