terça-feira, 27 de maio de 2014

PRÓXIMA MARCHA - LOULÉ - 01-06-2014 - 09H30

Concentração – Parque Municipal de Loulé
Organização – Câmara Municipal de Loulé
É a penúltima marcha do actual calendário (exceptuando as nocturnas dos dias 9 em Tavira e dia 14 em Olhão).
Loulé, o maior concelho do Algarve, é também conhecido pelo número de desportistas que tem produzido nas mais diversas modalidades. É também terra de ilustres portugueses de que salientamos: Eng. Duarte Pacheco, ministro das Obras Públicas no antigo regime, mas com valiosa obra em todo o país; José Mendes Cabeçadas, Presidente da Republica em 1926; Laura Ayres, médica e investigadora na área da virologia; Lídia Jorge, escritora; António Aleixo, poeta; Maria Campina, pianista e, porque não, Nuno Guerreiro, vocalista da Ala dos Namorados.
-Sabiam que, hoje, já se pode afirmar que há vestígios da presença do homem no concelho de Loulé, do Paleolítico Antigo (ou Idade da Pedra Lascada, 2,5 milhões de anos AC)?
-Sabiam que os Fenícios e os Cartagineses também andaram por estas bandas tendo fundado feitorias e desenvolvido o comércio, as pescas e a prospecção de metais?
-Sabiam que há na cidade de Loulé, vestígios da ocupação romana?
-Sabiam que foi com a ocupação muçulmana (Sec. VIII) que se inicia a delimitação da actual cidade de Loulé (Al-Ulya)?
-Sabiam que a torre albarrã em taipa, na Rua da Corredoura, é o que resta do antigo castelo Almóada?
-Sabiam que foi o rei D. Afonso III e D. Paio Peres Correia que conquistaram o castelo de Loulé em 1249?
-Sabiam que o Mercado Municipal, esse ex-libris da cidade, construído nos anos 1904 a 1907, foi um projecto do Arq. Mota Gomes e que em 1918 se planeou a Av. José da Costa Mealha (avenida do carnaval)?
-Sabiam que o monumento a Duarte Pacheco (na foto) à entrada do Parque Municipal, onde nos concentraremos, é da autoria do Arq. Cristino da Silva e foi inaugurado em 1953?
-E por último, uma curiosidade: sabiam que o actual Presidente da Câmara de Loulé, Victor Aleixo, é neto do poeta António Aleixo?
Enfim, esta cidade tem uma valiosa história digna de ser aprofundada, o que recomendamos vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário