sábado, 19 de julho de 2014

CORRIDAS À 6ª FEIRA - TAVIRA

O estrondoso e rápido sucesso do movimento “Corridas à 6ª feira” tem algo de estranho. O que é que leva tantas dezenas de corredores e marchantes a deslocarem-se aos locais mais recônditos e calcorrear, à noite, caminhos esconsos e por vezes perigosos? Serão os diferentes odores nocturnos, o silêncio dos campos, o sadismo do despertar da passarada, ou o encolher do espaço até aos limites de um foco luminoso? Talvez um pouco de tudo isto, talvez o aproveitamento do tempo disponível, talvez o sair da programação diária sempre igual.
Mas a explicação pode também ser outra. Façamos, então, um pouco de história que poderá explicar, em parte, tal sucesso:
Foi há 25 anos que uma senhora professora de nome Amélia Elias, que desempenhava funções na antiga Direcção Geral de Desportos, depois de regressar de uma Gimnaestrada,   levou a que em 1988 a Delegação Distrital de Faro da Direcção Geral dos Desportos, actual Direcção Regional do Algarve do Instituto Português de Desporto e Juventude, tomasse a iniciativa de criar um calendário de marchas com a periodicidade semanal, convidando para o efeito Autarquias, Juntas de Freguesia, Clubes, Associações, Casas do Povo e Associações de Solidariedade Social a aderirem à iniciativa e a constituírem-se como entidades organizadoras e participantes.
O actual Programa Nacional de Marcha, atingiu no nosso Algarve um sucesso estrondoso, com uma média de 700 marchantes todos os domingos de Setembro a Junho.
Estou em crer que foi este programa e a sua divulgação através das redes sociais, no extinto Jornal “O Algarve”, na comunicação boca a boca, na publicidade que o IPDJ promove, que deu origem aos inúmeros movimentos que proliferam por todo o Algarve, sendo o “Corridas à 6ª feira” o mais importante, pela escolha ousada dos percursos e pelo voluntarismo, simpatia e dedicação dos organizadores.  
Hoje é muito bonito verificar a enorme quantidade de páginas de Facebook que se dedicam a esta salutar actividade física, às partilhas que os marchantes fazem nas suas páginas, ajudando à sua divulgação e às centenas de fotos publicadas. Enfim o sucesso está garantido, o Algarve mexe por todo o lado.
E hoje mexeu, mais uma vez, em Tavira com quase 200 marchantes e corredores, como mexeu em Albufeira com as “Caminhadas ao Luar”, como mexeu em Faro com os “Faro Night Runners”, como mexeu na 5ª feira em Tavira com “Todos a caminhar sob as estrelas” e muitas mais.
Pode ver as restantes fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário