sábado, 28 de maio de 2016

CORRIDAS À 6ª FEIRA - NIGHT RUN ALBUFEIRA - 27-05-2016

Mais uma visita à "Vila Branca em Mar Azul", mais uma corrida do "Corridas à 6ª feira", mais um aniversário do CDASJ, o 29º. O Clube Desportivo Areias de S. João é cada vez mais uma agremiação desportiva sólida, saudável e com um naipe de atletas digna de um clube grande. Ora vejam alguns nomes: Ana Dias, Jorge Varela, Paulo Soares, Manuel Ferraz, Felisberto Reigado, Joaquim Abraços, Anacleto Faisca, Carla Silvano e muitos mais que seria exaustivo mencionar. 
Sobre a corrida por terras e ruas de Albufeira, respigamos o que escrevemos no ano passado (é tarde, o sono aperta e não me apetece escrever) sobre esta mesma corrida e o seu percurso, que retrata bem o que hoje foi vivido por todos:

"A "Vila Branca em Mar Azul" recebeu-nos, esplendorosa, na sua feérica iluminação nocturna. Hoje o poeta não reconheceria aquela que imortalizou no seu poema. Pois é, a Albufeira da minha juventude já não é a mesma. A invasão turística transformou-a, deu-lhe uma dimensão inimaginável, deu-lhe internacionalismo, deu-lhe modernidade, tirou-lhe tipicismo, tirou-lhe fraternidade. Os tempos destroem e constroem, fazem e desfazem, melhoram e estragam. Esta noite passámos pelos antigos arrabaldes que já o não são, pelo centro intervencionado, recentemente, pelo famigerado, ou, sabe-se lá, benfazejo Polis, hoje frequentado, não pelos naturais, mas pelos fortuitos passantes que preferem o barulho, que transborda porta sim, porta sim, das centenas de bares e restaurantes. Passámos pelo Cais Herculano e onde antes se constituíam tertúlias de discussões várias, onde antes se ouvia o marulhar suave das ondas, hoje ouvem-se linguajares vários e decibéis estridentes. Onde o mar era o centro pela beleza e paz que transmitia, hoje é abafado pelo tilintar dos copos e pela imagem degradante e desrespeitosa das bebedeiras e gritinhos histéricos, de algumas meninas libertas das amarras que os costumes das suas terras de origem, as obrigam. 
Mas é sempre bom revisitar Albufeira. Já não é a "Vila Branca em Mar Azul" mas é seguramente a capital do turismo. Não se pode ter tudo. 
A marcha e corrida de hoje passou pela marina, pela rua sobranceira à praia do Peneco, pelo cais Herculano, praia do Inatel, e regresso pela Câmara Municipal. Foi agradável verificar que, apesar de ainda estarmos em Maio as esplanadas já se encontram a abarrotar como se de Agosto se tratasse. No meio desta crise que não desiste de nos atormentar, isso nos valha".
Foi isto que escrevemos no ano de 2015. Actual, sem dúvida. Parabéns ao Clube Desportivo Areias de S. João, pelo aniversário e pela perfeita organização que deixou felizes os 545 participantes (staff e fotógrafos incluídos).
Ora vejam as fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário