domingo, 29 de maio de 2016

MARCHA DE LOULÉ - 29-05-2016

Com a fotografia acima, pretendemos homenagear o nosso querido amigo e figura sobejamente conhecida das nossas marchas, quer pelas belíssimas fotos que nos tira, quer pela simplicidade e simpatia que evidencia, o JOÃO VALENTIM (de camisola azul, ao centro). Poucos segundos depois desta foto ter sido tirada, o João no seu afã de conseguir a melhor foto, tropeçou num ferro que serve de travão ao portão de saída do parque e estatelou-se na calçada, ficando seriamente magoado. Vimo-lo no final da marcha, ainda queixoso das costelas do lado direito, mas já de máquina em punho a fotografar quem chegava. Daqui ficam, com enorme amizade, os desejos de recuperação total. 
Não é inocente este início de análise à marcha de hoje. Vejamos:
1º - Prevendo-se uma afluência de algumas centenas de corredores e marchantes, não é aceitável a existência de um estrangulamento logo no início da partida. Tal estrangulamento provocou os inevitáveis empurrões que podiam ter causado mais quedas.
2º - As pessoas que pretendiam correr foram impedidas de o fazer, logo no início, por força do estreitamento inesperado e pelo engarrafamento que se gerou. A organização deveria ter o cuidado de permitir a saída, em primeiro lugar, dos corredores e só depois dos marchantes se queria manter o tal estrangulamento.
3º - A existência de um obstáculo no portão de saída, sem estar devidamente assinalado, onde o nosso amigo João tropeçou, poderia ter causado ainda mais quedas.
4º - A separação do percurso grande e do pequeno muito perto da partida, e a junção dos dois percursos mais à frente, em zona muito estreita, provocou novo engarrafamento, com os corredores a tentar passar no estreito caminho por onde marchávamos, repleto de pessoas que impediam o progresso de quem queria continuar a correr.
5º - A inscrição dos participantes, junto do respectivo secretariado, é muito importante, porque permite saber quantos os presentes, as respectivas faixas etárias e a comunicação ao seguro que cobre todos os eventos patrocinados pelo IPDJ. Ora na inscrição de hoje era só solicitado o nome do participante. As idades são extremamente importantes porque permite aos analistas do IPDJ um estudo mais aprofundado das nossas marchas como um fenómeno digno de ser analisado, tais como o potencial de juventude presente e a frequência das idades intermédias e da 3ª idade. Sabe-se e o IPDJ também sabe, que o Programa Nacional de Marcha/Corrida foi ao longo dos últimos 28 anos o único programa de desenvolvimento e incremento da actividade física no Algarve. Actualmente com o crescimento e implantação de grupos de marcha/corrida informais, o Algarve é a região do país com maior crescimento. E da quantidade nasce a qualidade. E é destes grupos e do Calendário Regional do PNMC, que têm saído muitos atletas que hoje  se evidenciam em variadas competições por esse país. 
E mais não digo.
Presentes autocarros de Albufeira, Alcoutim, Faro, Monchique, Olhão, São Brás de Alportel e Junta de Freguesia de Porches.
Vejam as fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário