terça-feira, 14 de junho de 2016

A ODISSEIA COM A DECATHLON DE FARO

Apesar da nossa já avançada idade ainda não conseguimos eliminar a ingenuidade característica dos mais jovens. O ingénuo é um crente, acredita que a palavra dada é como se fosse uma escritura notarial, que o mundo é constituído de gente séria e de boa fé. Pensávamos, levianamente, claro, que uma empresa como a Decathlon, com 850 lojas em 22 países, teria uma política agressiva no que concerne às relações institucionais. 
Vejamos os factos, ilustrados abaixo com cópia de emails trocados com o director da loja de Faro e  uma representante da empresa em Lisboa:
1- Data do primeiro contacto: 14-01-2016.
2- A 28-01-2016 ainda não tínhamos obtido qualquer resposta o que nos levou a contactar alguém acima do director da loja de Faro.
3- Lá se conseguiu agendar uma reunião, que decorreu com plena urbanidade, a 19-02-2016 em que expusemos o pretendido (o patrocínio de camisolas para o "Corridas à 6ª feira" e a possibilidade de patrocínio de outros grupos). O director da loja, simpático, de abertura plena às nossas pretensões, prometeu estudar o solicitado, submeter o assunto aos seus superiores e dar, com brevidade, uma resposta. 
4- Por duas vezes, em visita à loja, nos encontrámos com o referido senhor que nos informava que o assunto estava a ser tratado e da última vez (em Março) nos disse: "Na 4ª feira tenho uma resposta, desse dia não passa". Esqueceu-se foi de acrescentar qual seria a 4ª feira, visto que em 14 de Junho (hoje) ainda aguardamos uma resposta. 
5- Não pretendo (a ingenuidade tem limites) contactar mais o senhor Rui Queirós. O que pretendiamos era uma resposta, positiva ou negativa, não importava, mas uma resposta a que qualquer ser humano tem direito.
6- Continuamos a comprar na Decathlon. Uma andorinha não faz a Primavera.

Algarve Marchas algarvemarchas@gmail.com

14/01
para rui.queiros
Ex.mo Senhor Rui Queirós
Certamente já constatou que o Algarve possui inúmeros grupos de marcha/corrida de que são os maiores exemplos as marchas dominicais do Programa Nacional de Marcha/Corrida promovidas pelo IPDJ, as Corridas à 6ª feira, os Pegadas à 4ª feira, os Quarteira Night Runners, os "Mexe-te Mó" de Olhão, e muitos outros que movimentam muitos milhares de pessoas. 
Certamente que também já reparou que o equipamento que esses atletas usam são, na sua maioria, oriundos da vossa loja. Pode constatar isso no blog www.algarvemarchas.blogspot.com, na página de Facebook "Marchas no Algarve", e das corridas à 6ªfeira. Os milhares de peças que já venderam de que posso salientar os focos de iluminação nocturna, as camisolas térmicas, as meias compressoras, os collants, as tshirts, os casacos Quechua, e muitos mais, já justificariam, da vossa parte, uma atenção patrocinadora de algumas camisolas utilizadas pelos grupos e que os identificam.
Dou como exemplo o patrocínio das camisolas das "Corridas à 6ª feira", por parte da Elevis, da Farmácia da Penha, da Let`s Go Run, da Explicoteca e outros. Esse patrocínio não envolve qualquer pagamento ao grupo (que não tem fins lucrativos e não envolve qualquer verba), mas sim o fornecimento de camisolas com o seu logotipo e o logotipo do patrocinador. Essas camisolas são depois distribuídas gratuitamente pelos participantes.
Creio ser uma publicidade económica com um retorno garantido.
Com os melhores cumprimentos e as desculpas pela ousadia
Jorge Lopes

Algarve Marchas algarvemarchas@gmail.com

28/01
para elsa.freixeiro
Bom dia 
Enviámos o email que anexo, em 14-01-2016, ao Sr Rui Queirós gerente da loja de Faro. Pensávamos, erradamente, que receberíamos uma resposta rápida a agradecer a preferência dos nossos atletas pela empresa, a agradecer a lembrança ou a recusar qualquer patrocínio. Uma resposta era o mínimo que se exigiria, resposta educada acusando a recepção, mas tal não merecemos.
Assim registamos e iremos publicitar dentro dos nossos limites a atitude.
Melhores cumprimentos.
Jorge Lopes


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Algarve Marchas <algarvemarchas@gmail.com>
Data: 14 de janeiro de 2016 às 21:45
Assunto: Informação
Para: rui.queiros@decathlon.com

Rui QUEIROS -FARO730- rui.queiros@decathlon.com

28/01
para mim
Boa tarde caro Sr. Jorge Lopes,

Desde já agradeço o seu contacto e peço desculpa pela resposta tardia.

Tenho conhecimento dos diversos de grupo e parece-me batsante interessante desenvolvermos algum tipo de atividades em cooperação.

Gostaria de saber a sua disponibilidade e será possivel combinarmos uma reunião para nos conhecer e falar um pouco mais aprofundadamente sobre o tem.

Com os melhores cumprimentos,
Rui Queirós

Rui QUEIROS -FARO730- rui.queiros@decathlon.com

28/01
para mim
Boa tarde caro Sr. Jorge Lopes,

Fui contactado pelos serviços centrais a mostrar o seu descontentamento relativamente ao facto de não ter respondido ao seu e-mail.

Desde já peço as mais sinceras desculpas e, coincidentemente, tinha respondido hoje ao seu email sem ter qualquer conhecimento que já tinha contactado os nossos serviços centrais.

Como referi no e-mail e mesmo sabendo que ficou descontente pela minha resposta não ter sido dada com a brevidade desejada gostaria de ter a oportunidade de falar consigo pessoalmente.

Eu mesmo participo em alguns dos grupos de corrida e tenho todo o interesse em ajudar.

Estou 100% disponivel para agendar um encontro consigo.

Com os melhores cumprimentos,
Rui Queirós




---------- Forwarded message ----------
From: Rui QUEIROS -FARO730- <rui.queiros@decathlon.com>
Date: 2016-01-28 15:35 GMT+00:00
Subject: Re: Informação
To: Algarve Marchas <
​​
algarvemarchas@gmail.com>

Algarve Marchas algarvemarchas@gmail.com

29/01
para Rui
Caro Sr. Rui Queirós
Obrigado pela disponibilidade. Não há da minha parte qualquer prurido pelo atraso na resposta. Estarei ao seu dispor na hora e dia (excepto às 2ªs e 5ªs de manhã) que desejar para nos conhecermos.
Fique com o meu nº de telefone para o caso de ser necessário: 965865364.
Melhores cumprimentos
Jorge Lopes

Elsa FREIXEIRO - DECATHLON PORTUGAL elsa.freixeiro@decathlon.com

1/02
para mim
Boa tarde Sr Jorge,

Agradeço, desde já, o seu contacto. A política de patrocínios da Decathlon é gerida localmente, pelo que o Diretor da Loja de Faro irá entrar em contacto consigo para, em conjunto, verem a possibilidade de uma possível parceria.

Qualquer dúvida ou sugestão não hesite em contactar novamente.

Com os melhores cumprimentos,

Rui QUEIROS -FARO730- rui.queiros@decathlon.com

17/02
para mim
Boa tarde caro Sr. Jorge Lopes,

Conseguimos reunir na próxima sexta feira dia 19/02 da parte da tarde?

Algarve Marchas algarvemarchas@gmail.com

17/02
para Rui
Boa tarde Sr. Rui Queiroz
Concordo. Apareço entre as 15 e as 16 horas. Se preferir outra hora diga, por favor. 
Cumprimentos
Jorge Lopes

Rui QUEIROS -FARO730- rui.queiros@decathlon.com

17/02
para mim
Da minha parte esta ok.

Obrigado pela disponibilidade

2 comentários:

  1. Já bati à "porta" da Decathlon com o mesmo objetivo e nem nim nem não. Tanto quanto sei o problema reside na pessoa que gere a loja. Vejam por exemplo, a Decathlon de Portimão, como é fácil chegar lá! Por Faro, a coisa complica-se quando os grupos são grandes, mas, não só a Decathlon da capital do Algarve, na mesma envolvente comercial, outras empresas estudaram pela mesma cartilha.
    Aqui, apenas se salienta a coragem de "alguém" que denuncia a situação.
    A Sport Zone fica ao lado!

    ResponderEliminar
  2. Foi bom trazer o assunto a público.. Parece que outros interesses se levantam nessa loja... Como refer o sr. Tómanel na loja de Portimão o filme é totalmente oposto porque será...

    ResponderEliminar