segunda-feira, 11 de julho de 2016

HELDER OLIVEIRA - A HOMENAGEM - 10-07-2016


A Junta de Freguesia de Olhão resolveu, e muito bem, atribuir ao Helder Oliveira a medalha de honra da freguesia. O Helder Oliveira é sobejamente conhecido por todos, quer como antigo atleta, quer como organizador de provas desportivas, tais como as marchas/corrida do Calendário Regional do Programa Nacional de Marcha/Corrida, quer de outras provas que envolvem grupos informais tão activos na nossa província. É também o líder incontestado e carismático do grupo "Mexe-te Mó", um dos grupos mais divertidos, unido e actuante na promoção do exercício físico no Algarve. Além dos atributos técnicos, que se lhe reconhecem, é também um homem de fácil trato, de uma modéstia insuperável, um relações publicas de alto gabarito e um coração do tamanho do mundo. Está sempre disponível para ajudar sempre que a sua dama (o desporto e o exercício físico) está em causa e isso foi reconhecido no discurso do Presidente da Junta de Olhão quando da imposição da medalha. 
Fomos convidados a assistir à atribuição da justíssima medalha de ouro ao olímpico Helder. Este tipo de homenagens encerram, quase sempre, algo de injusto ou de subordinação a seres medíocres que é conveniente ter ao lado de quem homenageia. Mas esta não foi a atribuição de uma condecoração a um qualquer cabeleireiro de uma ridícula 1ª dama, ou de um banqueiro vigarista que, a seguir à condecoração, manda o seu banco para o buraco. Desse tipo de homenagens já estamos fartos. Nos muitos anos, que a vida já nos presenteou, já assistimos a suficientes sessões de homenagem, mas nunca sentimos um sentimento tão forte de concordância e empatia como sentimos com esta, que reputamos de JUSTA, MERECIDA e que só peca por tardia. Parabéns à Junta de Freguesia e ao seu presidente Luciano Neves de Jesus por saberem tão bem reconhecer o mérito dos seus maiores. 
Para quem não conhece o percurso atlético do grande Helder Oliveira, fica aqui a história, que respiguei da internet, no site Wiki Sporting (há uma pequena lacuna nesta biografia que não inclui a passagem pela equipa de atletismo do Imortal de Albufeira, onde há data este modesto escriba era um dos directores da respectiva secção de atletismo):
"Hélder Oliveira principiou a correr no Olhanense quando tinha 12 anos de idade, especializando-se nas provas de fundo e meio fundo.

Um dia depois de ver uma prova de Marcha na televisão, resolveu experimentar a técnica e gostou, decidindo então apostar nessa variante do atletismo, na qual se estreou com um 7º lugar no Grande Prémio Sumol, que se disputou no Restelo em Janeiro de 1980.

Por essa altura passou a representar o Vilamoura e falhou por apenas 2 segundos os mínimos para os Europeus de 1982. Posteriormente foi atleta do Louletano, conquistando o seu primeiro título de Campeão de Portugal dos 20Km marcha, em 1985.
Transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal na época de 1987, e no início dessa temporada esteve presente nos Europeus de Pista Coberta, onde estabeleceu um novo Recorde Nacional dos 5 Km marcha, com a marca de 20.19,70m.
Pouco depois durante o Grande Prémio da Corunha bateu o Recorde Nacional dos 10.000 m, e ainda em 1987 recuperou o titulo de Campeão de Portugal dos 20Km marcha, e esteve na Taça do Mundo que se disputou em New York nos Estados Unidos, onde foi 48º classificado, tendo participado também em várias provas na Europa, com destaque para uma vitória que obteve no Luxemburgo.
No final do ano resolveu mudar-se para Lisboa, passando a ser orientado por Rogério Gonçalves, o que contribuiu para a melhoria significativa das suas prestações, pelo que pediu à Federação para o levar a uma prova no estrangeiro, onde queria tentar obter os mínimos para os Jogos Olímpicos de Seul. 
A resposta foi negativa, mas mesmo assim resolveu ir por conta própria e deu uma grande bofetada sem mão naqueles que não tinham acreditado nele, fazendo menos 42 segundos do que os mínimos para os 20km, que estavam fixados em 1,26h, um resultado que confirmou em Agosto de 1988, quando foi 5º classificado nos Campeonatos de Espanha, com o tempo de 1,25,56h.
Nos Jogos Olímpicos de 1988, realizados em Seul, competiu nos 20Km marcha, concluindo a prova no 39º lugar, e no ano seguinte voltou a estar presente na Taça do Mundo, onde foi 67º classificado, outra vez nos 20Km marcha, repetindo essa presença em 1991, desta feita terminando no 48º lugar.
Numa especialidade onde o Sporting não tem grandes tradições, Hélder Oliveira pode ser considerado como o melhor marchador da história do Clube, sendo um atleta tecnicamente quase perfeito, conforme o atesta o facto de nunca ter sido desclassificado das muitas provas onde competiu".
Vejam as fotos que tirámos na cerimónia AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário