quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 23-01-2019

As cidades têm ruas, ruelas, becos, partes de construção recente, outras antigas de ruas estreitas, construídas assim porque os automóveis não seriam uma prioridade arquitectónica dos construtores desses tempos. Bastava-lhes espaço suficiente para dois cavalos se cruzarem. 
Mas não haverá muitas cidades com um caminho de terra batida, estreito, inclinado e irregular, de ligação entre uma estrada circundante da cidade e o ponto mais alto dela. O que designamos de Estradinha Funda é isso mesmo, uma ligação entre o sopé e o seu ponto mais alto, onde se encontra a Ermida de Santo António do Alto, envergonhadamente escondida atrás dos edifícios do Liceu Nacional de Faro, esse sim, a dominar, lá no alto, a cidade, quando deveria ser a Ermida a fazê-lo. A vetustez assim o obrigava, já que a capela, nascida há 6 séculos, merecia o respeito do Liceu, só com 70 anos. Caprichos de quem mandava, falta de gosto de quem autorizou a construção, ou desrespeito pela antiguidade. A Estradinha Funda, que subimos hoje, já merecia um pavimento adequado, dando-lhe condições de circulação mais propícias ao exercício físico o que seria, certamente, do agrado de muitas dezenas de corredores e marchantes que por ali passam. Iluminação já existe, afugentando fantasmas e histórias escabrosas de centenas de anos. A Estradinha complementa e bem, a história da Ermida, uma como via de fuga, outra como testemunha de histórias profanas, nada consentâneas com a finalidade de quem a construiu. 
Quando por ali passamos recordamos sempre, como antigo aluno do Liceu, tempos passados debaixo daquelas arcadas, umas vezes, poucas, reverentes perante a pseudo-santidade do local, outras, muitas, pagãs, esquecidas e já perdoadas. Os pecados também têm prazo de validade. 
Os nossos 117 (alguns atalharam caminho e não passaram por ali) corredores ou marchantes subiram a Estradinha, de torso inclinado contrabalançando a inclinação do terreno, resfolegando, indiferentes ao passado daquela zona. De vez em quando o António Santos faz-nos passar por este local, ele também um homem de Faro e conhecedor da história de muitos locais que o Pegadas à 4ª Feira nos obriga a não esquecer. A cultura também é isto.
O António, hoje ausente, a festejar, com prazer, o aniversário de dois dos seus amores. Parabéns aos aniversariantes.
O secretário Carlos Pereira tomou conta da ocorrência a contento de todos. Grande e valioso Carlos.
Fotos de hoje AQUI.

1 comentário:

  1. Jorge Lopes, o Pegadas proporciona grandes momentos de prática de exercício físico ao ar livre destinados a todos que queiram comparecer aos nossos eventos gratuitos. Hoje não me foi possível comparecer, mas o Pegadas de Faro esteve muito bem entregue, o "Secretário" tomou conta da ocorrência. Um agradecimento ao Carlos Pereira e igualmente para o meu amigo, pela sua reportagem fotográfica, sabendo que, de momento, o estado da sua saúde não lhe permite participar atempadamente nos eventos. Todos queremos que tudo volte o mais rapidamente possível à normalidade. Obrigado

    ResponderEliminar