quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PRÓXIMA MARCHA - ALBUFEIRA

Na preparação da marcha de Albufeira, do ano passado, recordámos o pintor João Barreto Bailote. Hoje recordaremos outro grande pintor, o Samora Barros. Parece que a beleza daquelas paragens inspiram as artes do pincel (hei, calma aí, suas mentes sórdidas, refiro-me a artes plásticas).
Pois é, José Ricardo Júdice de Samora Barros, de seu nome completo, nasceu em 1887, em Albufeira e aí faleceu em 1972. Recordo a figura "sui generis" de aspecto distinto, o farto bigode, um pouco introvertido, abstrato mas simpático, que impressionava pela postura de artista que cultivava. Estudou direito na Universidade de Coimbra, mas não completou o curso. As artes plásticas não o permitiram, levando-o para a Escola de Belas Artes.
Foi professor de pintura e desenho na Escola Industrial e Comercial de Silves e simultaneamente participante em diversas exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro, sendo bastas vezes premiado. Era um naturalista, deixando-nos dezenas de retratos e inúmeras paisagens campestres e marítimas, especialmente da terra que o viu nascer, viver e morrer. Era também um poeta, deixando-nos um livro de sonetos, publicado em 1966.
A galeria de arte de Albufeira, ali no centro, nas instalações da antiga central eléctrica, tem o seu nome, assim como uma rua da cidade e um busto em bronze que o imortaliza. Silves também recorda o seu antigo professor, dando o seu nome a uma rua da cidade. 
Em cima um quadro de Samora Barros e a seguir um dos seus sonetos:
Tenho a casa cercada de arvoredo
E as altas trepadeiras, de mãos dadas
Cingem-na toda. E olho-as quase a medo
Porque tenho as saídas já vedadas!...

Quando pequeninas, tão amimadas!...
Ia cavá-las logo de manhã cedo,
E nos botões das flores engrinaldadas
Eu sentia sorrir-me o raizedo!!...

E assim, criei esse meu Ninho - Ideal
Que me estrangulou toda a esp'rança querida
De uma vida feliz e sempre igual...

É que um Ideal é Força - Homicida
Por nós alimentada, e que afinal
Nos mata, quando lhe damos a Vida!!...



Nota: Parece que há, nesta marcha, um gorro e uma mochila de Pai Natal à nossa espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário