segunda-feira, 19 de março de 2012

HOJE É O MEU DIA - DIA DO PAI

Em Portugal, este dia é comemorado sempre no dia 19 de Março, dia em que se celebra o dia de São José, um santo popular da igreja católica, marido de Maria e pai de Jesus Cristo.
A origem deste dia é baseada em duas histórias completamente distintas. Uma delas afirma que o dia surgiu em 1909, com a filha de um militar que ansiava homenagear e admirar o seu pai, criando um dia especial para o fazer. Por outro lado, conta-se que este dia surgiu em 2000 A.C. com a dedicação de uma placa em argila por parte de um jovem rapaz que queria desejar saúde, felicidade e anos de vida ao seu maravilhoso e amado pai.
Qualquer que seja, realmente, a sua verdadeira origem, o que interessa é que este dia surgiu com a principal intenção de homenagear e presentear os pais. Em termos práticos, manda a tradição que sejam os filhos a juntar a família neste dia, incluindo todos os pais da família, oferecendo presentes simbólicas (músicas, trabalhos manuais, poemas, desenhos, etc.) que geralmente são criados nas escolas para este dia em especial.
Além de Portugal, existem outros países que aderiram a este fantástico dia, comemorado no dia 19 de Março, como é o caso de Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein. Porém, outros países, como é o caso do Brasil, comemoram o dia do pai a 12 de Agosto.
(Retirado DAQUI)
À direita a foto de um marchante e o seu filho (bem agarrado ao seu querido pai), captada ontem na nossa marcha. Com ela este blog pretende prestar uma homenagem a todos os pais que nos visitam. 

2 comentários:

  1. Amigo Jorge,

    Parabéns pela reportagem anterior da MC em Faro.
    Para este Post quero apenas salientar a nossa importância (Pais) na trasmissão, para os nossos filhos, da importância de ser ativo. Para isso, para além de "perder" tempo a acompanhar o(a) filho(a) nas atividades, é importante participar juntamente com a criança em atividades como a de dia 18 de Março. É importante que a criança veja nos seus maiores exemplos (pai e mãe), modelos de pessoas ativas.

    Parabéns a todos os pais!

    Carmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João Carmo. A foto do pai e filho é simbólica. Repare como a criança agarra o seu pai, demonstrando o quando ele é importante. Esta marcha, fabulosa, do domingo vai ficar marcada no espírito dessa criança e a importância da actividade física irá estar sempre presente, especialmente se o pai continuar com o espírito que demonstrou no domingo. E são estas imagens que nos fazem ter esperança no mundo.

      Eliminar