terça-feira, 24 de abril de 2012

MARCHA DE DOMINGO - ALBUFEIRA

E lá vamos, pela 2ª vez esta época, voltar à “Vila Branca em Mar Azul”.
Albufeira, antiga típica aldeia de pescadores (que saudades), que tanto apaixonou poetas e pintores é hoje um dos maiores destinos turísticos do sul da Europa.
Albufeira  das noites calmas, agitadas somente pelo ruído abafado do Sete, do Sete e Meio, da Sílvia. Albufeira onde era possível tropeçar na rua com o Cliff Richard, com o Tom Jones, que aqui procuravam a paz longe do bulício de outros locais pejados de turistas. Albufeira do Beato Vicente de Santo António, do João Barreto Bailote, do Samora Barros, dos adoptados Motta e Sousa e Michel Giacometti. Albufeira das praias do Peneco, dos Pescadores, da Oura, da Balaia, do passeio marginal. Albufeira do café Bailote, da Júlia, da esplanada do túnel, locais de encontro da juventude dos anos 60 e 70. Albufeira do clube Al-Faghar, dinamizado pelo P. Piscarreta. Albufeira das disputas de ténis de mesa no Imortal e do futebol de salão no pavilhão.
Que saudades. Oh, tempo volta p’ra trás.
Albufeira, como mudaste, como te fizeram tão cosmopolita, como te descaracterizaram. A pressão do lucro, da construção anárquica, fizeram de ti uma metrópole igual a muitas que proliferam por esse mundo.
Mas eu continuo a amar-te. Ainda restam o sol, as praias, as arribas e alguns amigos que por ali se mantiveram. Outros já cá não andam, outros andam noutras paragens, muitos são recentes e adquiridos por força deste singular movimento que, em tão boa hora, foi criado no Algarve.
E lá estarei novamente, no domingo, para me embriagar de recordações, para descobrir mais uma rua, mais um prédio, mais um hotel, mais 40 restaurantes, mais 10 discotecas, mais 30 bares, mais 20 lojas de venda de artesanato. Mas vou gostar de te ver minha camaleónica urbe tão volúvel quão cativante.
A nossa marcha é organizada pela Junta de Freguesia de Albufeira, com concentração no Estádio Municipal, e é a última, deste calendário, que terá o seu início às 10 horas. Em Maio, e até ao final, o início será às 9H30.
E amanhã em Salir, sem falta. Estou a tentar o pleno, isto é, não falhar uma única marcha do calendário. Assim a saúde o permita e o carro não avarie na estrada.

1 comentário:

  1. A L B U F E I R A

    29-04-2012

    Capital de la Marche

    Merci Albufeira!

    Ruas

    ResponderEliminar