terça-feira, 10 de abril de 2012

PRÓXIMAS MARCHAS - STA BÁRBARA DE NEXE E FÓIA

STA BÁRBARA DE NEXE
Freguesia de muita história do concelho de Faro. Nela se descobriram vestígios da presença humana de há cerca de 30.000 anos e da presença de povos pré-históricos (cinetes e cónios). Sabe-se que por Terras de Nexe andaram os Fenícios, Romanos, Visigodos e como por todo o Algarve, os Mouros. Esta foi uma freguesia integrada no Reino de Portugal, em 1271, pelo rei D. Afonso II.
A sua Igreja Matriz data do Sec. XIV e é uma das maiores e mais importantes do Algarve. Com três naves com arcos em ogiva, um deles fantasticamente decorado com ramos e troncos, ao estilo manuelino, merece um olhar mais atento.
A nossa marcha, coincidirá com a Feira do Caracol e da Nêspera, que se realiza sempre no 3º domingo de Abril e é conhecida pela Marcha Passeio dos Poços por, no seu percurso, se percorrer cerca de uma dezena de poços cuja restauração e requalificação se está a processar, tendo como objectivo a valorização do património cultural e histórico da freguesia.
Marcha organizada pela Junta de Freguesia de Stª Bárbara de Nexe.

FÓIA
Ponto mais alto do Algarve com 902 metros de altitude. E é lá, no alto, o local da concentração da nossa marcha.  Marcha muito fácil de descrever: uma descida (na ida) e uma subida (na volta). É para quem tem travões bem afinados e uma primeira bem potente. Mas é uma marcha que nos proporciona paisagens deslumbrantes e um ar puro de fazer inveja a qualquer ambientador Brise. O ar é tão puro, tão puro, que há pessoas que vão encher os pneus do carro naquela zona porque os ares são melhores (ihihih). Se o dia estiver limpo podemos avistar o Oceano Atlântico e admirar, durante a marcha, a flora da região. Reparem nos pinheiros bravos, nos azevinhos, nos rosmaninhos, nas urzes e nas estevas. E, com alguma sorte, talvez avistemos águias, perdizes, gaios, melros e galinholas. A marcha é uma organização da Câmara Municipal de Monchique.
AGORA VENHA O DIABO E ESCOLHA - Sta Bárbara ou Fóia? Eu vou decidir no sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário