terça-feira, 17 de abril de 2012

PRÓXIMAS MARCHAS - BARÃO DE S. JOÃO OU GIÕES

BARÃO DE S.JOÃO
É uma freguesia rural do concelho de Lagos.
As origens desta localidade estão diluídas no tempo. Provavelmente teria sido habitada na pré-história como se prova pela existência do Menir Pedra do Galo. A ocupação mourisca ainda está presente nas suas casas brancas de barras coloridas em redor das portas e janelas e nas suas chaminés rendilhadas que sobressaem do castanho dos seus telhados.
A sua Mata Nacional com o seu parque de merendas, os seis percursos pedestres, o circuito de manutenção e o espaço infantil merecem uma visita mais demorada. Certamente passaremos por lá na nossa marcha.
A organização é da Junta de Freguesia local e a concentração é no Centro Cultural à semelhança dos anos anteriores.
Ao lado uma foto da marcha do ano passado.
GIÕES
Freguesia do concelho de Alcoutim com uma área de 65,95 Km2, uma densidade populacional de 4,7 hab por Km2 e um total de 307 habitantes (em 2001). É uma freguesia em riscos de desertificação como se prova pelas idades da população residente: dos 0 aos 14 anos – 20 habitantes; dos 15 aos 24 – 23; dos 25 aos 64 – 121; a partir dos 65 – 143. A aridez da região, situada num planalto de xisto, muito semelhante ao Alentejo vizinho, e o envelhecimento da população não augura nada de bom quanto ao futuro no que respeita à fixação das populações. Ainda se encontram na freguesia alguns pequenos núcleos de que destacamos os lugares de Alcaria Alta, Clarines, Farelos, Marim, Velhas e Viçoso.
Marcha organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim com concentração junto à sede da Junta de Freguesia de Giões.

Sem comentários:

Enviar um comentário