terça-feira, 15 de outubro de 2013

MAMAMARATONA - NOTA DE IMPRENSA DA AOA

Ex.mos Senhores,
A Associação Oncológica do Algarve (AOA), IPSS, de Utilidade Pública e com fins de saúde, tem o prazer de enviar a Nota de Imprensa abaixo, para sua leitura, bem como as fotos, em anexo, para possível divulgação.

MAMAMARATONA 13 contou com cerca de 6 mil participantes em Portimão
Pelo 13º ano consecutivo, a Associação Oncológica do Algarve (AOA), IPSS, de Utilidade Pública e com fins de saúde, organizadora do evento MAMAMARATONA, uma Marcha de 5/8 Km, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e Associação de Atletismo do Algarve, sensibilizou cerca de 6 mil pessoas a participar nesta iniciativa que sempre decorreu no “Outubro Rosa”, mês internacionalmente conhecido de alerta contra o Cancro da Mama.
O evento ocorreu no dia 13 de Outubro, com início e fim na Antiga Lota da Zona Ribeirinha, em Portimão.
Mais uma vez, a Associação de Atletismo do Algarve integrou-se neste evento, mantendo o percurso de 21 KM - MEIA MAMAMARATONA - e iniciando o de 10 Km - MINI MAMARATONA, realizando inscrições a atletas federados e não federados, cujo valor das inscrições foi entregue, em parte, à Associação Oncológica do Algarve.
Os objetivos da MM 13 foram alertar as pessoas para a problemática do Cancro, em particular da Mama, sensibilizar as pessoas para a prática de um estilo de uma vida saudável e angariar fundos para a construção da “Casa Flor das Dunas”, uma residência de apoio temporário ao doente oncológico em tratamentos na Unidade de Radioterapia do Algarve, da AOA.
O Dr. Santos Pereira, Presidente da AOA, dirigiu-se às entidades presentes, nomeadamente à Presidente do Município de Portimão, Dr.ª Isilda Gomes, à Vereadora Dr.ª Ana Figueiredo e ao Prof. Lara Ramos, Presidente da Associação de Atletismo do Algarve, bem como outras individualidades que ali se apresentaram em termos de Voluntariado - PSP, Bombeiros Voluntários de Portimão, Cruz Vermelha Portuguesa - Deleg. de Portimão, IPDJ, EMARP - prestando um apoio imprescindível à concretização do evento.
Fernanda Ribeiro, Ana Cabecinha, Ana Dias, Jorge Costa, Hely van Hulst, Carlos Cabral, Ezequiel Canário, entre outros atletas de renome, uniram-se à causa apoiando as iniciativas da AOA em prol do doente oncológico.
Sendo a SAÚDE a preocupação fundamental da iniciativa, Karen Barroso e suas acompanhantes exemplificaram exercícios de aquecimento e relaxamento, realizaram-se rastreios de glicémia, tensão arterial, IMC (índice de massa corporal), visual e escloriose, de forma gratuita. Também se efectuaram Massagens de Relaxamento Muscular.
Estes serviços foram realizados em carrinhas especializadas e abertas ao público, ou em espaços indicados para o efeito, onde as Enfermeiras e os Técnicos/as realizaram estes serviços de forma voluntária.
A Associação de Atletismo do Algarve realizou um trabalho magnífico de fiscalização e aferição das provas de atletismo nas vertentes acima referidas, cujos resultados se encontram no site www.aaalgarve.org. No final, fez a distribuição dos Prémios pelos atletas vencedores dos vários escalões, fazendo deste um ponto alto do evento.
A animação do evento esteve a cargo do radialista José Pereira e do artista José Manuel Ferreira e os Mão D’Obra.
A angariação de fundos resultantes deste evento foi no valor 25.000,00€, que foi conseguido através da forte adesão dos participantes e dos vários intervenientes no evento, como os Apoios Institucionais: Freguesia de Portimão, Freguesia da Fuseta, Freguesia de Santa Luzia - Tavira, Freguesia de Sagres, Freguesia de Porches, Freguesia Santa Maria - Lagos, Freguesia de Rogil, Instituto Português de Desporto e Juventude, Programa Nacional de Marcha e Corrida, Município de Monchique, Município de Vila do Bispo e Município de Lagoa. Os patrocínios do evento, tais como: Soc. de Àguas de Monchique, Promover a Vida, Conrad Algarve, Hilton Hotel, Prévoir, CA Crédito Agrícola, Caixa Geral de Depósitos, Sudoberry e Hospital Particular do Algarve. Por último, seguem-se os Apoios da iniciativa: Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, CP - Comboios de Portugal, Centro Comercial Continente, Forum Algarve, Made Inn, Nélia Olival, A Fábrica, Hotel Oceano Atlântico, Teia d’ Impulsos, Rota dos Petiscos, Publirádio, Longevity Wellness Resort, Gráfica Comercial, Cacial, Alfagar, CS - Hotels, Golf & Resorts, Maratona Clube de Portugal, Clube Naval de Portimão, Vila Galé - Hotéis, Rádio Algarve, Escola de Saúde Jean Piaget - Algarve, Cafés Delta, Abbott Laboratórios, Farmácia Hygia, Ópticas Amparo, Run Porto, Restaurante Forte & Feio, Rádio Costa D’ Oiro e Centro Activo de Portimão.
  A AOA reconhece o magnífico trabalho e empenhamento realizado por todos os Voluntários, desde os mais jovens aos mais velhos, que com o coração se doaram à causa.
______________________________________________
Muito obrigada pela atenção.
Com os melhores cumprimentos,
Lénia Maria - 289 807 531

Sem comentários:

Enviar um comentário