domingo, 6 de abril de 2014

MARCHA DE PADERNE





Depois de uma semana invernosa soube tão bem receber o sol nesta belíssima marcha. Paderne, as suas gentes, o seu passado histórico, o seu património, mereceram esta marcha soalheira, excelentemente organizada. A passagem pelo castelo, esse ex-libris local que, apesar de degradado, ainda se passeia por todo o mundo "agarrado" à nossa bandeira, de que é um dos 7 castelos ali representados, e que, só por esse motivo já merecia uma cuidadosa e fiel reconstrução. Dentro do castelo a Ermida de Nossa Senhora da Assunção ou Ermida da Senhora do Castelo, também mereceu o olhar atento dos marchantes, olhar triste, certamente, por se verificar o estado em que ficou depois de anos de abandono e vandalismo, que a despojou de todo o seu espólio, de tal forma que hoje só restam as paredes mestras. A passagem pela ponte do castelo, ponte romana de três arcos, com os seus característicos pilares prismáticos para melhor cortarem o caudal da ribeira de Quarteira em tempos de caudal intenso.
Enfim, foi mais uma marcha lindíssima, que nos fez recordar o nosso passado histórico, ao mesmo tempo que exercitávamos os nossos músculos num percurso algo duro, mas fácil porque a paisagem do barrocal padernense nos ajudava a esquecer a rudeza do caminho.
Organização impecável da Junta de Freguesia de Paderne com a pequena excepção do abastecimento de águas que, pelo facto de ter sido feito em dois locais diferentes, contribuiu para que uns recebessem duas garrafas e outros nenhuma.
Presentes autocarros de Faro, Aljezur, S. Brás de Alportel, Lagos. Monchique, Olhão e, aleluia, SILVES (vamos ver se é para continuar). 
Restantes fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário