quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 16-01-2019

PANEGÍRICO A UM HOMEM
No evento desta noite, ouvindo e olhando para o António Santos comunicando com todos, numa noite gélida, mas muito quente pela enorme massa humana que frequenta o Pegadas à 4ª Feira (hoje 149), demos connosco a pensar que este homem e a importância que tem no panorama do exercício físico na nossa cidade, passa incógnito como se o seu trabalho fosse coisa de somenos.
No final de cada ano é um hábito, com laivos de, por vezes, muita injustiça, em distinguir as figuras do ano nas mais diversas actividades.
No final do ano de 2018, apeteceu-nos nomear algumas figuras que se distinguiram naquilo que nos interessa, as marchas/corrida. Como não quisemos ir atrás do rebanho correndo o risco de algum esquecimento ou diluir a nossa opinião no meio de tanta estatística e de tanta gente importante merecedora, ou não, dessas distinções, ficámos calados. Agora que a poeira assentou permitam-nos distinguir uma só pessoa que para nós sobressaiu entre os valorosos lideres dos grupos informais de marcha/corrida e os voluntários que contribuíram para muitas realizações, em muitas noites de sucesso e todos eles merecedores dos nossos encómios e aplausos.  
Coloco no topo de tantos dignos entusiastas, aquele que foi simultaneamente líder do grupo com maior crescimento no Algarve, realizador, produtor, descobridor de percursos, homem de imaginação fértil, capacidade de colocar no terreno o que imagina, mobilizador de pessoas.  
Todas estas qualidades o ANTÓNIO SANTOS evidenciou ao longo do ano. 
O António fez do Pegadas aquilo que é hoje, o maior grupo informal de marcha/corrida do Algarve sedeado numa só localidade. Foi graças ao António que o grupo não desapareceu. É pelo seu voluntarismo, dedicação, imaginação que o crescimento do Pegadas tem sido constante e sustentado. Foi ele que colocou o Pegadas debaixo dos holofotes das forças vivas que governam a cidade de Faro. Foi o Pegadas que o actual Director do IPDJ visitou, dando-lhe um caracter quase oficial ao reconhecer a importância do grupo. É ele que, além de organizar os eventos das 4ªs feiras, ainda se dispõe a ajudar e organizar eventos do Corridas à 6ª Feira desse também grande nome, o Luís Santos, agora retirado mas deixando a herança a outra grande figura, o Osvaldo. É ele que calcorreia montes e vales descobrindo itinerários desconhecidos e nunca dantes percorridos. Pelo seu ecletismo merece ser denominado o faz-tudo das corridas informais.
Todos nós lhe devemos a existência das noites de 4ª feira e alguns dos mais hilariantes eventos que nos foi dado participar, neste já longo percurso em que acompanhamos marchas no Algarve, desde 1992 com o Programa Nacional de Marcha/Corrida e nos últimos anos também com os grupos informais. 
O António Santos merece o nosso respeito, a nossa homenagem e o nosso carinho. A foto ao lado espelha, na sua simplicidade, a gratidão do grupo. O António, as senhoras algumas das mais assíduas, o material de marcação, colocado pelo António hoje e retirado no final do evento.
Por estas razões e por muitas mais ele merece ser considerado o homem do ano 2018. 
Da nossa parte um enormíssimo obrigado. 
As fotos de hoje estão AQUI.

1 comentário:

  1. Se o líder conduz o grupo de forma equidistante, é porque sente que assim é que deve ser, e por isso, estaremos todos de parabéns porque os resultados estão à vista.

    Somos um grupo aberto a todos/as que queiram vir ter connosco para a prática do desporto ao ar livre, seja na cidade, seja no campo, seja onde quer que seja, mas sempre de forma cuidada e ponderada, uma vez que o nosso objetivo é contribuir para a promoção de um estilo de vida saudável através de corridas/caminhadas a custo zero.

    Obrigado Jorge Lopes por tão eloquentes palavras.

    ResponderEliminar