sábado, 28 de setembro de 2019

CORRIDAS À 6ª FEIRA - IPA - TRAIL TRANSIBÉRICO SOLIDÁRIO - 27-09-2019

O Corridas à 6ª Feira resolveu e bem colaborar com a IPA (International Police Association). Da primeira vez, com o CSP43, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, foi um enorme sucesso, quer pela escolha e marcação do percurso, quer pela recepção e apoteose final. Hoje o evento na ponta leste do Algarve não desmereceu da primeira experiência. Organização irrepreensível, voluntários em cruzamentos quanto baste, apoio de ambulância, viaturas a percorrer os acidentados caminhos (recordemos que o evento foi anunciado como trail), em quantidade e apoteose final plena de alegria e amizade, com distribuição de bifanas, venda de cervejas cuja receita reverteu para os bombeiros locais, cumprindo fielmente a finalidade da organização policial no intercâmbio de indivíduos, na melhoria das relações da polícia com a sociedade e no desenvolvimento de actividades sociais e culturais. Presentes 123 campeões, numero razoável dada a distância a percorrer. 
Mas para o cidadão comum, para nós, fica a dúvida: o que é a IPA? Investigámos e fomos cair no "site" da organização. Transcrevemos com pequenas alterações o que nos permitiu perceber melhor o que desconhecíamos e se outros benefícios não tirámos da marcha/corrida, este já ninguém nos tira, o conhecimento de uma Associação interessante, no interior das nossas forças policiais e para nós, filho de um militar dessas forças, foi sumamente gratificante conhecer a IPA e ficar a conhecer as suas motivações:

O QUE É A IPA

"A Associação Internacional de Polícia é uma comunidade independente, composta por membros de diferentes Polícias, tanto no ativo como aposentados.
Atualmente IPA é uma organização com Status Consultivo Especial e vota no Conselho Económico e Social das Nações Unidas e tem estatuto consultivo junto do Conselho da Europa e da Organização dos Estados Americanos e é uma ONG internacional em relações operacionais com a UNESCO.
Hoje IPA está implementada em Seis Continentes, com mais de 500 000 membros sem distinção de grau, sexo, raça, cor, língua ou religião. A sua finalidade é criar laços de amizade e promover a Cooperação Internacional e cujos princípios estão proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adoptado pelas Nações Unidas em 1948. Os seus ideais incluem o desenvolvimento de relações culturais entre os seus membros, a disseminação do conhecimento e troca de experiência profissional.
A IPA também procura promover a ajuda mútua no campo social e contribuir, dentro das suas possibilidades, para a coexistência pacífica de diferentes culturas e a preservação da PAZ NO MUNDO.
Pensamos que na era da Internet, uma das melhores formas de se comunicar uns com os outros e com os nossos parceiros é divulgando a associação através de um site.
Portanto, este site foi criado com a forma ideal para transportar para além das fronteiras o nosso trabalho, os nossos objetivos e a nossa existência para ser um lugar de amizade, cooperação e serviço.
Queremos que se sinta entre amigos, porque o que nos une a todos é esta grande família que é a Policia..
Seja bem-vindos A nossa porta está sempre aberta.

A Associação está empenhada em:
• Estimular contatos pessoais, organizando visitas e intercâmbio de indivíduos ou grupos e organizando as férias do grupo e iniciar amizades.
• Promover o respeito da lei e da ordem entre toda a polícia.
• Desenvolver atividades sociais e culturais e apoiar o intercâmbio de experiências profissionais.
• Melhorar a imagem da polícia nos países ajudando a melhorar as relações entre a polícia e a sociedade.
• Incentivar o intercâmbio de jovens e encontros internacionais para promover uma maior tolerância e compreensão entre as pessoas e conhecimento do trabalho da polícia.
• Facilitar a troca regular de publicações entre as secções nacionais e fornecer um serviço de informações para publicações nacionais IPA contendo notícias sobre qualquer assunto relevante para a Associação.
• Promover publicações internacionais e ajudar a preparar bibliografias de trabalho policial e, sempre que possível, todo o trabalho relacionado com a lei ou questões legais.
• Facilitar a cooperação internacional através de contactos amigáveis ​​entre policiais de todos os continentes e contribuir para a compreensão mútua das questões profissionais.
Como tudo começou:

IPA a maior organização policial do mundo, foi fundada a 1 de janeiro de 1950. Desde então, o seu lema em esperanto, Servo per Amikeco (Servir Através da Amizade) reuniu mais pessoas do que jamais o seu fundador imaginou.
A Associação nasceu porque um sargento da polícia de Lincolnshire, Inglaterra, chamado Arthur Troop, decidiu criar um canal de amizade e de cooperação internacional entre a polícia".
As fotos estão, como é habitual, AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário