domingo, 29 de setembro de 2019

MARCHA DE PORTIMÃO - ENCERRAMENTO DA SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO - 29-09-2019


Portimão eleita Cidade Europeia do Desporto, neste ano de 2019, procedeu também o encerramento da Semana Europeia do Desporto. 
"A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover o desporto e a atividade física em toda a Europa e irá continuar a gerar novas atividades e a aproveitar das experiências positivas já existentes. O principal tema da campanha continua a ser #BeActive, que deverá incentivar cada um a estar ativo durante a «semana» mas também a permanecer ativo durante todo o ano" (retirado do "site" BeActive).
E que há a dizer sobre este encerramento? A nossa opinião, que só a nós compromete, é que foi monumental. O IPDJ e a Câmara Municipal foram simplesmente espectaculares. Sabemos, porque acompanhámos por fora, o enorme esforço de organização que os técnicos do IPDJ e o seu Director, tiveram na montagem de todo o recinto, no pedido de representação das diversas modalidades, no convite a atletas e dirigentes de clubes. 
A presença do Presidente do IPDJ, Vitor Pataco, da vogal Silvia Vermelho, do Director Regional Custódio Moreno (este já não é de estranhar, vai a todas), da Presidente da Câmara, Isilda Gomes e de todos os funcionários do IPDJ do Algarve, vieram transmitir a nós marchantes e aos representantes das modalidades presentes, a importância que o desporto, em todas as suas vertentes, tem para eles.
A marcha/corrida foi sumamente agradável, porque decorreu essencialmente na belíssima marginal de Portimão, debaixo de uma temperatura estival mas suportável. 
Uma nota que reputamos importante: As organizações têm por hábito fornecer água a todos os participantes. Hoje, no local de partida, foram distribuídos cantis para enchimento de água a meio da marcha. Pretendeu-se transmitir, e bem, a necessidade do combate ao plástico. Alguns reclamaram da impossibilidade de se fornecerem de água, ou porque não levaram os cantis, ou porque não os receberam. Meus queridos amigos marchantes e como diria o JC, "em verdade vos digo": as organizações não são obrigadas a fornecer água. Cada um deve levar de sua casa uma garrafa de água para se dessedentarem, caso as organizações não a forneçam. Não podemos ter tudo à "borliu", autocarro, água e fruta. Qualquer dia começamos a exigir o almoço complementado com uma bica e um fantástico medronho de Monchique.
Presentes autocarros de Aljezur, Faro, Lagoa, Loulé (3), Monchique, Olhão e São Brás de Alportel.
As fotos de hoje estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário