sábado, 29 de outubro de 2011

ESPAÇO TEMÁTICO

 Retirado, com a devida vénia, da Newsletter do IDP Algarve, e da autoria do nosso amigo João do Carmo, técnico do IDP.
Encoraje o(a) seu(sua) filho(a) a ser activo
É consensual que o desenvolvimento da sociedade tem conduzido ao aumento do sedentarismo, afectando os estilos de vida das populações. Esse aumento do sedentarismo tem-se verificado também nas crianças.
Estudos comprovam que as crianças devem acumular, no mínimo, cerca de 60 minutos de exercício físico diário, na presença de intensidades moderadas e vigorosas. A duração da actividade poderá ser contínua ou repartida ao longo do dia (AAHPERD, 2011).
Segundo a Associação Americana de Pediatras (2011), estudos têm demonstrado que os estilos de vida aprendidos enquanto criança têm repercussões na sua vida futura. Assim, a actividade física deverá constituir uma das prioridades familiares, como forma de manter um estilo de vida saudável.
Os pais exercem, por isso, um papel fundamental para que os seus filhos sejam fisicamente mais activos.
Atitudes que os pais devem tomar:
1. Fale com um profissional de Saúde: Aconselhe-se com o Pediatra do seu filho e/ou com um profissional de educação física, que o poderá aconselhar.
2. Encontre a diversão: Fazer desporto é divertido. Deverá, juntamente com o seu filho(a), encontrar uma actividade desportiva que ele(a) goste. Se ele tiver gosto pela actividade que desenvolve, irá continuar. Envolva a família nessa actividade, pois é uma boa forma de passar tempo juntos.
3. Escolha uma actividade que permita o desenvolvimento da criança: actividades como andar de bicicleta, nadar ou jogar futebol são bons exemplos. Existem muitas opções!
4. Seja um exemplo para a criança: Crianças com pais que são fisicamente activos terão maior probabilidade de seguir o exemplo.
5. Ofereça brinquedos “activos”: experimente dar ao seu filho(a) uma bola, uns patins ou uma corda para saltar.
6. Brinque com a criança: Procure actividades ao ar livre. Ajude a criança a viver novas experiências em que haja actividade física (ex.- passeio na praia).
7. Desligue a televisão: limite o uso da televisão e do computador. Use o tempo livre para realizar actividades em família.
8. Arranje tempo para o exercício: É importante! Muitas crianças têm a agenda com diversas actividades, sendo a actividade física deixada para trás. Faça com que a criança tenha tempo para brincar.
9. Promova a segurança: Promova actividades em que a criança esteja em segurança. Não se esqueça do capacete quando lhe comprar uma bicicleta!
10. Sem exagerar: verifique se o treino e/ou actividade física deixa a criança exausta, interferindo nas outras actividades. Nesse caso aconselhe-se com os profissionais anteriormente mencionados;
11. Pergunte: ao jantar, procure perguntar como correram as actividades desportivas do dia e se a criança divertiu-se com as mesmas. Procure escutar.
12. Alimentação: conjugue a actividade física com uma alimentação saudável e nutritiva. Aconselhe-se com o seu Nutricionista.
13. É importante planear: faça um horário e organize o tempo, de forma realista e flexível. Aproveite e durante a actividade do seu filho poderá também desenvolver a sua prática.
Substitua as actividades sedentárias por actividades físicas, que sejam do interesse de todos. É importante que a actividade física faça parte da vida familiar!
João do Carmo
Bibliografia
- www.idesporto.pt;
- www.app.org;

Sem comentários:

Enviar um comentário